Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Servidores do Hospital Universitário entram em greve por tempo indeterminado

Os trabalhadores reivindicam a manutenção de direitos garantidos pela categoria e o cumprimento do acordo coletivo de trabalho de 2017.

19/09/2017 17:26

Cerca de 1.400 servidores do Hospital Universitário, vinculado à Universidade Federal do Piauí, entraram em greve, nesta terça-feira (19), por tempo indeterminado. Entre os servidores que aderiram ao movimento grevista estão médicos, enfermeiros, psicólogos, auxiliares de enfermagem, além de outros profissionais. O objetivo do movimento paredista é forçar uma negociação com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão responsável pela administração do hospital.

De acordo com o diretor jurídico do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Estado do Piauí (Sinsep/PI), Walter Ribeiro, a greve dos servidores acompanha o movimento nacional e se posiciona contra a reforma trabalhista, sancionada no dia 13 de julho. “Existem muitos fatores que com a reforma trabalhista poderão ser retirados. O nosso objetivo é manter essas conquistas, porque quando a reforma passar a ser vigente, corremos o risco de perder”, esclarece o diretor jurídico.

Servidores do Hospital Universitário entram em greve por tempo indeterminado. (Foto: Arquivo O Dia)

A categoria reivindica a manutenção de direitos adquiridos, como adicional de insalubridade, adicional noturno, pagamento de horas extras e auxílio-alimentação. Os trabalhadores também querem o cumprimento do acordo coletivo de trabalho referente ao ano de 2017. “A proposta da empresa é de reajuste zero, ou seja, nem a inflação anual eles não querem conceder”, destaca o diretor jurídico do Sinsep/PI.

Apesar da greve, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais informou que o quadro de servidores exigido por lei está sendo garantido, com 30% dos atendimentos essenciais e 100% dos profissionais em atendimento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). 

Contraponto

Em nota, a Ebserh informou que recorreu à Justiça do Trabalho para garantir a prestação dos serviços à população, mas continua negociando com os empregados. No documento, o órgão garantiu que “a instituição continua na direção de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais (HUFs), preservando e reforçando o papel estratégico desempenhado por esses centros de formação de profissionais na área da saúde e de prestação de assistência à saúde da população”. Além disso, a Ebserh acrescentou que, somente em 2017, foram convocados 3.784 concursados para os 39 hospitais universitários federais distribuídos pelo país. 

Hospital Universitário

A direção do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), comunicou que foi notificada da decretação de greve a partir do dia 19 do corrente mês. Diante disso, a direção explicou que o atendimento ambulatorial à população está mantido, mas alguns procedimentos podem ser adiados, e garantiu também que a assistência aos pacientes internados deverá ser integralmente mantida.

“Os pacientes com procedimentos eletivos (consultas, exames e cirurgias) que eventualmente não sejam realizados durante o período da greve poderão aguardar o término do movimento paredista para serem atendidos no próprio HU-UFPI; mas, se preferirem, poderão comparecer a um serviço do gestor do Serviço Único de Saúde (SUS) para fazer o reagendamento em outros centros de saúde”, informa o documento.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: