Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Posto de saúde tem remédio vencido e macas inadequadas

Auxiliar de enfermagem de Cocal fez denúncia ao Ministério Público Estadual.

27/02/2015 17:36

O Ministério Público do Piauí foi notificado hoje (27) a respeito das péssimas condições de postos de saúde localizados em Cocal da Estação. A denúncia foi feita pela auxiliar de enfermagem, Ana Maria Mendes Rodrigues.

De acordo com a servidora pública, os serviços de saúde e o atendimento a população sofrem constantemente com a falta de estrutura dos postos e de medicamentos indispensáveis e de uso diário, como anticoncepcionais e medicamentos para diabéticos e hipertensos. Além disso, é possível encontrar dentro das salas dos postos de saúde, materiais inadequados, como sacos de cimentos. “Procedimentos médicos simples, como a inalação em pacientes, não pode ser feita devido a falta de materiais adequados”, afirma Ana Maria.

A auxiliar reivindica melhores condições de trabalho e pede urgência quanto a uma fiscalização adequada dos postos de saúde. “Por conta da situação precária, somos obrigados a fazer gambiarras em macas que se encontram inadequadas para uso, pondo em risco a saúde de pacientes”, declara (ver foto abaixo). Ela afirma ainda que os medicamentos dos postos encontram-se vencidos (ver foto ao lado) e que a situação já foi comunicada a autoridades locais, mas que nada foi feito para sanar as necessidades.

Em 12 de janeiro deste ano foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Piauí um contrato com uma empresa especializada em fornecimento de material de uso hospitalar, equipamento odontológico e medicamentos, avaliado em mais de R$ 4 milhões de reais, que seriam destinados à prefeitura de Cocal. A servidora Ana Maria afirma que nenhum repasse foi feito para os postos de saúde municipais.

O PortalODIA.com tentou entrar em contato com o prefeito de Cocal, Rubens de Souza Vieira, mas não obteve sucesso.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Aldenora Cavalcante (estagiária)
Mais sobre: