Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sem repasse há 7 meses, pacientes renais não conseguem fazer tratamento

Pacientes do interior deveriam ser beneficiados pelo programa Tratamento Fora de Domicílio, mas, sem verba, eles não conseguem pagar os custos das passagens

09/11/2017 12:27

Sem condições de arcar com os custos das passagens, pacientes do interior do Piauí estão insatisfeitos com o atraso nos repasses do programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que garante, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas. De acordo com a denúncia, os pacientes estão há sete meses sem receber o repasse e, por isso, estão tendo que arranjar outras formas de continuar o tratamento.

A paciente Lays Morais é moradora do município de Esperantina, a cerca de 189 km de Teresina, e tem que se deslocar até a capital para fazer hemodiálise. Segundo ela, o procedimento é feito três vezes por semana, equivalendo a um gasto de quase R$ 2 mil por mês em passagens para ela e para um acompanhante. “Estou há sete meses sem receber o repasse e estou dependendo da boa vontade do dono da van que faz linha pra Teresina, para que eu possa continuar com o tratamento, porque ele sabe que eu não posso faltar”, conta.

De acordo com a paciente, os atrasos iniciaram no ano passado, quando auditores, responsáveis por analisar os processos para repassar o dinheiro aos pacientes, entraram em greve. Desde então, os atrasos têm sido constantes, fazendo com que os pacientes tenham que arrumar outros meios para continuar o tratamento na capital. “Há um desencontro de informações de tal modo que parece que estão só enrolando para não pagar. Já fizeram mil e uma exigências e nós cumprimos sempre todas e sempre há desculpas e mais desculpas”, afirmou.

Sesapi

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que tem mobilizado toda equipe de técnicos e auditores para dar maior celeridade às análises e auditorias de rotina nos processos de prestação de contas dos quase 8 mil pacientes, cujo repasses impactam em um montante variável de mais de um milhão de reais por mês.

"Sobre o atraso de repasse dos recursos à pacientes do SUS, relativos ao Tratamento Fora de Domicílio – TFD, a Secretaria de Estado da Saúde, lamenta os atrasos ocorridos e informa ainda que tão logo concluam as análises, todos os depósitos serão atualizados, inclusive dos valores retroativos que são devidos, sem prejuízo aos pacientes", garantiu a Sesapi.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: