Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reforma vai possibilitar aumento de 10 vagas de UTIs na Evangelina Rosa

A obra atingirá a parte administrativa do prédio, que apresenta problemas elétricos, hidráulicos, entre outros

01/05/2017 09:13

O novo diretor geral da Maternidade Evangelina Rosa, Francisco Macedo, anunciou que a reforma pela qual o prédio estará passando em breve vai possibilitar a instalação de mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva. A obra atingirá a parte administrativa do prédio, construído há 40 anos e que apresenta problemas elétricos, hidráulicos, entre outros. 

A Secretaria de Saúde participa de um plano para reduzir o foco de infecção hospitalar, responsável por grande parte dos gastos na Unidade. Francisco Macedo pontua que iniciou diálogo com gestores municipais de saúde na tentativa de repactuar ações que melhorem a qualidade nos atendimentos realizados na maternidade. 

Ele argumenta que o ideal é que a maternidade recebesse apenas casos de média e alta complexidade, mas vem recebendo todos os casos, inclusive os que poderiam ser resolvidos em centros municipais. “Estamos organizando a estrutura física para aumentar o número de leitos de UTI, melhorar o atendimento de urgência, garantir mais conforto às mães e recém-nascidos. Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde já estão participando da elaboração das ações, o objetivo é destinar áreas da administração para leitos”, pontua Francisco Macedo. 

De acordo com o novo diretor, a Maternidade Evangelina Rosa realiza cerca de 1000 partos por mês, sendo que cerca de 10% são oriundos do Maranhão e não há repasse financeiro do estado vizinho para amenizar o impacto financeiro causado por esses atendimentos. Segundo o gestor, a Maternidade Evangelina Rosa deve permanecer como a principal maternidade do Estado até a inauguração do Centro Materno Infantil. 

A licitação para construção da obra dessa nova maternidade já foi concluída, ela receberá R$ 85 milhões de investimentos, será localizada na Avenida Presidente Kennedy e deverá ser concluída em dois anos.
Por: João Magalhães
Mais sobre: