Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Postos se preparam para campanha contra poliomielite e multivacinação

Postos se preparam para campanha contra poliomielite e multivacinação

04/08/2015 07:19

Os postos e salas de vacinação de Teresina já estão recebendo as doses que serão usadas na campanha de vacinação contra poliomielite e multivacinação, que terá início dia 15 de agosto e segue até o dia 31. A campanha tem como objetivo vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos contra a poliomielite, além de atualizar a caderneta de vacinação.

A meta é vacinar mais de 12 milhões crianças em todo País, o que corresponde a 95% da cobertura vacinal em cada município. Já em Teresina, deverão ser vacinadas 55.435 crianças. O Dia D de vacinação será em 15 de agosto e ocorrerá na Unidade Básica de Saúde Dr. Francílio Ribeiro de Almeida, no bairro Angelim, zona Sul de Teresina, a partir das 8h30. Neste dia, estarão funcionando 59 salas de vacinação, sendo 23 na zona Norte, 19 nas zonas Leste e Sudeste, e 17 na zona Sul.

Já para a campanha de multivacinação, o objetivo é atualizar a caderneta de vacina das crianças menores de cinco anos de idade. No período da campanha, serão contabilizadas as doses administradas de acordo com o programa nacional de imunização. As vacinas ofertadas fazem parte do calendário básico de vacinação da criança e visam diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), afirma que serão administradas vacinas de forma seletiva, como a vacina tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche) e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Os resultados destas ações podem ser comprovados na redução das doenças imunopreveníveis no País, como sarampo, coqueluche, tétano neonatal e acidental e meningites.

Segundo Amariles, a campanha de multivacinação deve-se ao fato dos responsáveis pelas crianças não estarem cumprindo o calendário nacional de imunização. “Os responsáveis não estão levando as crianças para vacinar; então, a ideia é que se leve a criança para tomar a vacina de pólio, e lá nós faremos uma conferência no cartão para ver qual vacina está faltando para que possamos liquidar este calendário que não está sendo cumprido”, fala.

A dona de casa Maria Simone Sousa, de 28 anos, já aproveitou que as salas de vacina estão abastecidas para levar o pequeno Adriano Filho, de 1 ano, para tomar a vacina de contra poliomielite e atualizar a caderneta vacinal. Segundo ela, essas campanhas são extremamente importantes; por isso, ela sempre leva o filho. “Eu não falto nenhuma, porque é bom as crianças se vacinarem para ficarem protegidas contra as doenças. E o bom é que já dá para atualizar logo as outras que estão faltando”, disse.

Novidade

Na campanha deste ano, a Fundação Municipal de Saúde fará a introdução do Boletim Diário de Comparecimento, que visa formalizar o comparecimento das crianças aos postos de vacina para que se possa avaliar quantas crianças estão ou não com a caderneta de vacinação em dia, e atualizar as que estiverem em atraso. Segundo Amariles Borba, essa é uma maneira de traçar novas estratégias para otimizar o trabalho de vacinação.

Foto: Elias Fontenele/ODIA
Por: Isabela Lopes - Jornal O DIA
Mais sobre: