Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

População comparece à vacinação da gripe após prorrogação do prazo

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi estendida até o dia 05 de junho depois de não atingir meta vacinal de80%

24/05/2015 08:31

Por não alcançar a cobertura vacinal de 80%, o Ministério da Saúde prorrogou até o dia 5 de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, mais conhecida como gripe. Neste sábado (23), alguns hospitais municipais de Teresina amanheceram com filas de pacientes em busca da vacina. No Hospital do bairro Satélite, zona Leste, a técnica em enfermagem Maria Dulce conta que muitas pessoas chegaram bem cedo para serem os primeiros a receber atendimento. 

Segundo ela, a procura foi muito grande na sexta-feira (22), quando a campanha ainda não havia sido prorrogada. “Como as pessoas achavam que a campanha ia acabar na sexta, todo mundo correu para cá, e foi o dia todo cheio de gente, e nós chegamos a vacinar mais de 200 pessoas” disse. Ela acrescenta que pacientes de todos os grupos de risco estão comparecendo às salas de vacina, sobretudo gestantes, idosos e crianças.


Neste sábado a demanda de pacientes está mais elevada, comparada com os outros dias da campanha, porque as pessoas estão aproveitando a folga do final de semana para se vacinarem. De acordo com a técnica em enfermagem, essa é a principal alegação que as pessoas dão por não terem ido se vacinar dentro do prazo estipulado da campanha. 

Como conta o motorista Antônio Araújo, que somente pode levar o filho Danilo, de quase 2 anos, ao posto de saúde neste sábado. “Eu trabalho a semana toda e minha esposa está com um filho de colo, então fica complicado para ela vir. Apesar de ter demorado a trazê-lo, todas as vacinas estão em dia e temos esse cuidado de manter sempre a caderneta atualizada”, disse o pai. A dona de casa Marinalva Barbosa, de 36 anos, também deixou para tomar a vacina na última hora. Mesmo assim, ela reconhece que a campanha tem sua importância e afirma que não poderia deixar de se vacinar. “Essas viroses estão pegando todo mundo, então quando tem uma campanha assim a gente tem mais é que aproveitar, para evitarmos ficar doente”, fala. Já no Hospital do Buenos Aires, zona Norte de Teresina, a procura não estava tão intensa. A técnica em enfermagem Benedita Pereira atribui essa baixa a falta de conhecimento da prorrogação da campanha. “Eu acredito que as pessoas ainda não estão sabendo que foi adiada, por isso está bem fraco o movimento”, conta, afirmando, entretanto, que a procura deve aumentar na próxima segunda (25).

Quem buscou atendimento conta que se sentiu aliviado pela prorrogação da campanha. A dona de casa Simone Carvalho disse que somente pode levar o filho Ítalo Moisés, de 11 meses, para tomar a vacina agora porque a criança estava doente. Se a data não tivesse sido adiada, possivelmente o filho não teria como ser vacinado.

“A gente traz ele para se vacinar, mas como ele estava um pouco adoentado, resolvemos esperar ele ficar melhor para trazê-lo. Essas campanhas são muito boas porque a gente deixa a criança imune das doenças e garante que ele tenha mais saúde”, finaliza.

Vacinação

A meta da cobertura vacinal em Teresina visa imunizar 152.358 pessoas. O município conta com 104 salas de vacina espalhadas em todas as regiões da cidade, nos hospitais municipais e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O público- -alvo da campanha são pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; população carcerária e trabalhadores da saúde.

A vacina protege contra os tipos mais comuns da influenza, os causados pelos tipos A H1N1, H3N2 e B. Ela é totalmente segura e os riscos de efeitos colaterais são mínimos. As únicas contraindicações são para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.

Por: Isabela Lopes - Jornal O Dia
Mais sobre: