Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Paciente obtém liminar para tratamento de câncer com medicamento experimental

No Piauí, esta é a segunda vez que um paciente recebe o medicamento por meio de ação judicial.

21/01/2016 11:49

Uma liminar expedida pelo juiz da comarca da cidade de Manoel Emídio determinou o fornecimento da substância fosfoetanolamina sintética a uma paciente da cidade. A pílula ainda está em fase experimental e faz parte de estudos realizados pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP).

O juiz Thiago Aleluia de Oliveira deferiu ainda um prazo de cinco dias para a disponibilização da substância. No Piauí, esta é a segunda vez que pacientes recebem o medicamento por meio de ação judicial. A primeira liminar foi deferida no ano passado para uma paciente da cidade de Campo Maior.

Desta vez, a paciente que vai receber a "pílula anticâncer" foi diagnosticada com câncer de mama e de pulmão. Ela luta contra a doença há quase um ano.

Os estudos com a substância apontaram que a substância usada neste tipo de tratamento não provoca efeitos colaterais e tem prolongado vidas com grandes melhorias no quadro geral da doença. No entanto, a USP determinou, por meio de Portaria, a interrupção da produção e distribuição, enquanto a fosfoetanolamina não for liberada pelos órgãos competentes.

Na decisão, o magistrado determinou também uma multa diária no valor de R$ 1.000 em caso de descumprimento. A ordem judicial foi publicada nesta quarta-feira (20) no Diário Oficial da União. 

Edição: Nayara Felizardo
Por: Ithyara Borges
Mais sobre: