Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Órgãos de estudante que teve morte encefálica vão ajudar três pessoas

Transplantes de rins e fígado serão feitos nesta sexta-feira.

22/05/2015 14:05

O transplante dos rins e do fígado do estudante de Administração da Universidade Federal do Piauí, em Picos, Daniel de Carvalho Mauriz, 23 anos, serão transplantados nesta sexta-feira (22). A morte encefálica foi confirmada ontem. Após exames clínicos e complementares, os familiares autorizaram a doação. A captação dos múltiplos órgãos foi realizada imediatamente pela Organização de Procura de Órgãos (OPO) do HGV, através do especialista em captação de fígado, o médico Wellington Figueredo. 

Os rins do estudante serão utilizados nos pacientes de iniciais E.S.F, de 24 anos e A.S.C, de 29 anos, dos municípios de Campo Maior e Teresina, respectivamente. Ambos sofrem há muito tempo na fila de espera aguardando um transplante, em sessões de hemodiálise. Já o fígado foi enviado para o estado de Pernambuco, já que o Piauí ainda não realiza esse tipo de procedimento. 

O transplante dos rins acontecerão de forma simultânea, com a participação de uma equipe formada por seis cirurgiões, sob a coordenação da chefe do Transplante Renal do HGV, Celina Castelo Branco, e do cirurgião Pedro Café.

Segundo o cirurgião Pedro Café, a cirurgia será realizada em duas salas, junto com a equipe de Urologia, atuando simultaneamente no receptor. “Isso possibilita maior segurança aos pacientes”, explica. 

Para a diretora geral do HGV, Clara Leal, esse procedimento representa um avanço para a saúde pública do Estado. “O Hospital conta com uma equipe médica qualificada, compostas por nefrologistas e urologistas, que utilizam de unidades multidisciplinares, como centro cirúrgico, Unidade de Terapia intensiva (UTI), laboratório, imagem e equipe de apoio”.

Edição: Sesapi
Mais sobre: