Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ministério da Saúde escolhe Teresina para projeto Brasil Livre de Hanseníase

O Projeto BDSF-Brazil é uma parceria entre o Ministério da Saúde, OPAS/OMS e a Fundação SASAZAKA, do Japão, que se baseia nos objetivos da Estratégia Global para Hanseníase 2016-2020

23/10/2017 12:03

Teresina foi escolhida pelo Ministério da Saúde para execução do Projeto BDSF: abordagens inovadoras para intensificar esforços para um Brasil Livre de Hanseníase. Participarão do projeto 114 Equipes de Saúde da Família, incluindo médicos, enfermeiros e 788 Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Do dia 23 ao dia 27 de outubro haverá a capacitação dos profissionais médicos e enfermeiros e atividades de busca ativa de pessoas com mancha na comunidade pelos agentes de saúde. No sábado (28) haverá mutirões para avaliação de manchas em três locais da capital: Ambulatório do Hospital Mariano Castelo Branco (zona Norte), Ambulatório do Hospital do Dirceu (zona sudeste) e Clínica de Dermatologia do HGV.

A capital do Piauí ocupa a 8ª posição nacional em relação ao número de casos novos de hanseníase no país. Em 2016 foram diagnosticados 329 novos casos da doença, dentre os quais 24 casos em menores de 15 anos.

O Projeto BDSF-Brazil é uma parceria entre o Ministério da Saúde, OPAS/OMS e a Fundação SASAZAKA, do Japão, que se baseia nos objetivos da Estratégia Global para Hanseníase 2016-2020. O BDSF terá duração de três anos, entre 2017 e 2019. No corrente ano as ações do projeto incluem oficinas de capacitação na área clínica e na prevenção de incapacidades com os profissionais da Atenção Básica e a realização de Mutirões de Manchas Suspeitas por equipes de especialistas em Hanseníase.

As ações estão sendo executadas pelas Diretorias de Vigilância e Saúde e Diretoria de Ações Assistenciais da Fundação Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, o Movimento Social MORHAN e a Universidade Federal do Piauí- Projeto INTEGRAHANS.

Programação do Projeto Brasil Livre de Hanseníase em Teresina:

Dia 23/10

Atividade 1 - Treinamento/ Capacitação médicos, enfermeiros e fisioterapeutas em hanseníase clínica e Prevenção de Incapacidades

Horário: de 8h às 12h e de 14h às 18h. Local: Auditório Escola Fazendária e Auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE)

Atividade 2 - Treinamento/ Agentes Comunitários de Saúde com ênfase na área de Redução de Estigma e Preconceitos

Horário: de 8h às 12h e de 14h às 18h. Três locais: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FACIME), auditório do Hospital Getúlio Vargas e auditório do INSS

De 24/10 a 27/10

Realização das Oficinas nas Unidades de Saúde da FMS com médicos, enfermeiros e fisioterapeutas; ACS realizarão atividades de busca ativa de pacientes com mancha.

28/10- Mutirões para avaliação de manchas

Horário: de 8h às 12h. Três locais: Ambulatório do Hospital Mariano Castelo Branco (zona Norte), Ambulatório do Hospital do Dirceu (zona sudeste) e Clínica de Dermatologia do HGV.

Fonte: Da redação
Mais sobre: