Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ministério da Saúde alerta para sintomas semelhantes de viroses

Casos de dengue, chikungunya e zika têm aumentado no país; No Piauí, a dengue já aumentou 71,8%

14/05/2015 15:27

Diante da quantidade de casos de dengue, chikungunya e zika, que estão sendo diagnosticado este ano, o Ministério da Saúde emitiu uma nota alertando profissionais da área para se atentarem as investigações a respeito das três viroses que estão acontecendo nos estados do Nordeste. Segundo a nota, ainda não é possível afirmar que os casos identificados sejam relacionados exclusivamente a um único agente.

A investigação dos vírus vem sendo conduzida em colaboração entre Ministério da Saúde, Secretárias de Saúde dos Estados e municípios e outras instituições como o Instituto Evandro Chagas e Fundação Oswaldo Cruz.

Segundo o médico da diretoria de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde, Marcelo Adriano Vieira, há uma grande semelhança entre as três doenças. Ambas são transmitidas pelo mesmo mosquito e tem, entre os principais sintomas, dores de cabeça e muscular, náuseas e manchas avermelhadas na pele. “O Ministério está recomendando que os profissionais de saúde se mantenham atentos e adotem as recomendações para manejo clínico conforme o preconizado no protocolo vigente”, enfatiza Marcelo.

No Piauí, não há nenhum caso confirmado de chikungunya e zika. Entretanto, os casos de dengue registrados no Estado somente este ano, chegam a 2.213, um aumento equivalente a 17,54% em relação às notificações no mesmo período do ano passado. Os dados foram coletados pela Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O levantamento também identificou que, em apenas uma semana, foram diagnosticados 359 novos casos de dengue no Estado em 73 municípios.

Dentre os municípios que tiveram mais casos confirmados da doença estão Teresina, com 1.647 casos; Alvorada do Gurguéia, com 73; Picos, com 90; São Raimundo Nonato e Barras, com 44 casos; Bom Jesus, com 29; Parnaguá, com 31, Esperantina, 30; Bom Jesus, 29; São João do Arraial, 22 e Monsenhor Gil, com 20 casos suspeitos.

Em relação aos casos suspeitos, também houve aumento. Este ano, o Estado já notificou 3.810 suspeitas de dengue, o que equivale a um aumento de 71,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2014, foram notificadas 2.218 suspeitas da doença.

Em Teresina, os casos de suspeita de dengue chegam a 2.134. Esses dados alarmantes foram coletados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e chamam a atenção para a necessidade de se criar campanhas para ajudar no combate aos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, causadores da doença.

Segundo Ocimar de Alencar, supervisor de Entomologia da Secretaria de Saúde, as causas do aumento estão relacionadas a dois aspectos. "O primeiro ao melhoramento do serviço de notificação dos casos de Dengue feito pelos municípios. O outro é porque o mosquito encontra o ambiente favorável para se reproduzir", explica.

Equipes da FMS estão visitando escolas e instituições religiosas falando sobre os cuidados que todos devem ter para prevenir a ação do mosquito da dengue. A ideia é ampliar os apoios no combate a doença a fim de tentar combater a expansão dos casos no Estado.

Epidemia de dengue também preocupa Ministério da Saúde

O aumento de pessoas diagnosticadas com a dengue ao longo dos meses de 2015, têm preocupado o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Segundo ele o país está vivendo, tecnicamente uma epidemia. Até a primeira quinzena do ano, já foram registrados 745,9 mil casos. O número é 234,2% maior em relação ao mesmo período do ano passado.

A incidência de casos no Brasil para cada grupo de 100 mil habitantes é de 367,8, índice que, para a OMS, é situação de epidemia. Diante dos números, sete são os estados que estão em situação epidêmica: Acre (1064,8/100 mil), Tocantins (439,9/100 mil), Rio Grande do Norte (363,6/100 mil), São Paulo (911,9/100 mil), Paraná (362,8/100 mil), Mato Grosso do Sul (462,8/100 mil) e Goiás (968,9/100 mil).

Edição: Nayara Felizardo
Por: Aldenora Cavalcante (estagiária)
Mais sobre: