Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Meta de vacinação contra gripe ainda não foi atingida em Teresina

Camapanha encerra hoje (20) e postos de vacina ficam abertos nos dois turnos para receber a população.

20/05/2016 07:01

A campanha de vacinação contra a gripe termina hoje (20) em todo o Brasil. Em Teresina, a meta de vacinar 173 mil pessoas que fazem parte dos grupos prioritários ainda não foi alcançada. Até ontem, apenas 61% desse total havia sido imunizado, de acordo com o levantamento da Fundação Municipal de Saúde (FMS).


Nos últimos dias da campanha, a FMS mudou a estratégia de atendimento, para garantir a imunização de todos os grupos prioritários. As vacinas agora são ofertadas em 27 pontos estratégicos, distribuídos em Unidades Básicas de Saúde e Hospitais, em todas as zonas da cidade. Apesar da mudança, o índice de imunização ainda não é satisfatório em alguns grupos.

A diretora de ações assistenciais da FMS, Smithanny Barros, faz um alerta para a importância de comparecer aos postos no último dia da vacinação. “Crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas. Estes grupos ainda estão aquém da meta geral. Estamos utilizando todas as estratégias possíveis para chamar a população para as salas de vacina”, destaca.

Ainda de acordo com Smithanny Barros, os estoques estão reforçados e não existe possibilidade de faltar vacina nos pontos estratégicos da campanha. “Já recebemos todas as doses estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A quantidade que temos é mais que suficiente para atingir a meta de imunização”, garante.

Além de realizar ações para chamar os teresinenses para os locais de vacinação, nesta sexta- -feira, a Fundação Municipal de Saúde também vai concentrar esforços na atualização dos dados. A intenção é realizar o balanço da campanha na Capital logo após o encerramento. “Estamos reforçando as equipes de notificação para que possamos conseguir, em tempo hábil, os dados da vacinação em Teresina”, afirma a diretora de ações assistenciais da FMS.

A vacina

A vacina protege contra os vírus causadores das gripes A H1N1, H3N2 e B. a aplicação é segura e os riscos de efeitos colaterais são mínimos. O grupo prioritário que tem direito à vacina é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.


Por: Natanael Souza - Jornal O DIA
Mais sobre: