Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

MEC autoriza curso de medicina em Parnaíba

Governo irá oferecer 347 vagas em dez cursos de medicina no país

28/05/2015 16:54

Os ministérios da Saúde e da Educação autorizaram a criação de 347 vagas de graduação em medicina em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas. Ao todo, dez cursos em municípios das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste serão contemplados. A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU), faz parte das ações do Programa Mais Médicos para ampliar a formação de profissionais no País.

O Nordeste vai oferecer 160 vagas em quatro instituições. Outras 76 serão abertas no Sul, 56 no Norte e 55, no Sudeste. No Nordeste, serão oferecidos cursos em Pinheiro e Imperatriz (MA); Parnaíba (PI), e Arapiraca (AL) No Sul, em Curitiba (PN); Chapecó (SC) e Passo Fundo (RS). No Norte, em Araguaína (TO), e Uberaba e Uberlândia (MG).

Para Alexandre Medeiros, diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, a expansão das vagas evidencia o compromisso do governo federal em formar a quantidade necessária de profissionais para atender com qualidade a população.

“Com essa ampliação pretendemos, também, estimular que os profissionais que se formam no interior permaneçam nesses locais. Isso permitirá reduzir a desigualdade de distribuição de médicos nos diversos territórios do país”, avalia Medeiros.

A expansão e restruturação na formação médica faz parte de uma série de medidas estruturantes do programa, com foco na diminuição da carência de profissionais e na expansão do atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa prevê a criação, até 2017, de 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência médica para formação de especialistas até 2018 com o foco na valorização da Atenção Básica.

Já foram autorizadas 5.027 novas vagas de graduação, sendo 1.690 em instituições públicas e 3.337 em instituições privadas. Além disso 39 municípios foram selecionados para criação de novos cursos e será lançado um edital este ano priorizando 22 cidades do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em 2014, o governo federal autorizou 2.586 novas vagas de residência.

A abertura de novos cursos e vagas de graduação leva em conta a necessidade da população e a infraestrutura dos serviços. Assim, mais faculdades poderão surgir em regiões com escassez profissional, como o Nordeste e o Norte, e em cidades do interior de outras regiões.

Sobre o programa

Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. Com a ocupação das 4.139 vagas do edital lançado em 2015, o governo federal garantirá assistência para 63 milhões de brasileiros. Ao todo, serão 18.240 médicos atuando em 4.058 municípios, cobrindo 72,8% das cidades brasileiras, e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

Além do provimento emergencial de médicos, a iniciativa também prevê ações voltadas à infraestrutura. O governo federal está investindo na expansão da rede de saúde. São R$ 5,6 bilhões para o financiamento de construções, ampliações e reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e R$ 1,9 bilhão para construções e ampliações de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Das 26 mil UBS que tiveram recursos aprovados para construção ou melhoria, 20,6 mil (79,2%) estão em obras ou já foram concluídas. Em relação às UPAs, 363 já foram concluídas de um total de 943 propostas aprovadas.

Fonte: Ministério da Saúde
Mais sobre: