Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

HUT utilizará novo sistema de Registro de Atendimentos em urgências

O novo sistema visa qualificar e especificar melhor os motivos de entrada para atendimento de acidentes de trânsito no hospital.

27/06/2015 09:07

Um novo sistema deverá registrar os atendimentos realizados no Hospital de Urgência de Teresina. Os profissionais da recepção, acolhimento, e os que manuseiam programas de registros médicos estão sendo treinados para utilizar o novo sistema de registro de atendimentos no Hospital de Urgência de Teresina que entrará em vigor a partir do dia 1º de julho. O novo sistema visa qualificar e especificar melhor os motivos de entrada para atendimento de acidentes de trânsito no hospital e se difere do já usado pelo hospital no que se refere à alteração da classificação no registro de pacientes com causas externas de doenças, os chamados traumas, que incluem acidentes de trânsito, acidentes no trabalho, acidentes domésticos, agressão física e quedas.

Foto: Assis Fernandes/ODIA

De acordo com diretor do Hospital de Urgências de Teresina, Gilberto Albuquerque, as estatísticas feitas a partir dos dados recolhidos nesse sistema proporcionarão ao governo o conhecimento das causas dos traumas e o possibilitará fazer planejamento acerca destas demandas. “Se eu disser que um paciente foi esfaqueado, então tenho que dizer onde foi, se foi em casa, se foi em um bar, se foi em um comércio, na rua etc. Então a função dessas alterações é conhecer realmente a situação de causa externa, os casos de trauma”, explica o diretor.

A maior motivação é preparar o banco de dados do registro de porta de entrada do HUT para compor a lista única de vítimas de acidentes de trânsito, como parte do da comissão de dados do Projeto Vida no Trânsito. Neste novo programa, não basta informar, por exemplo, que foi um acidente de moto, mas especificar o veículo, modo de locomoção da vítima, tipo de vítima, tipo de veículo, local.

Dados do banco de informações do HUT mostram que o local recebeu cerca de 5 mil pacientes que sofreram acidentes de trânsito de janeiro até maio deste ano. A maior causa são os acidentes de moto, com cerca de 4.500 registros. Acidentes de carro 390. Foram 460 atropelamentos 44 acidentes de trânsito animal.

O HUT por ser o hospital que mais recebe pacientes, cerca de 6 mil por mês, foi o primeiro a receber o treinamento para que se possa utilizar o novo sistema. O treinamento, que iniciou dia 23 vai até o dia 29, está sendo realizado por técnicos da pela Fundação Municipal de Saúde por meio da sua Gerência de Vigilância de Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis (Gevidant).

Como parte das ações desenvolvidas dentro do Projeto Vida no Trânsito esse treinamento irá preparar o banco de dados do registro de porta de entrada do HUT para compor a lista única de vítimas de acidentes de trânsito e identificar quais foram mais graves ou fatais. O novo sistema já está especificando melhor o tipo de veiculo ocupado e o modo de locomoção da vítima.

De acordo com Dra. Ana Amélia Pedrosa, gerente da GEVIDANT da FMS, responsável pelo treinamento, os dados que serão colhidos são imprescindíveis para mostrar as necessidades reais da sociedade. Com eles pode-se fortalecer e ampliar o trabalho das políticas públicas de Teresina e do Piauí. Pois, com esses dados os órgãos responsáveis poderão melhorar o trabalho de intervenção, com ações mais qualificadas e focadas a partir dos resultados apresentados.


Por: Ana Paula Diniz - Jornal O DIA
Mais sobre: