Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

HUT adquire equipamento para anestesiar de acordo com peso e idade

Bomba de infusão possui software para fazer controle de dosagem.

27/07/2015 09:41

No mês de julho, o Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha - HUT recebeu Bombas de Infusão Alvo Controlada, equipamento utilizado durante procedimentos cirúrgicos cujo objetivo é dosar com precisão a quantidade de anestesia aplicada nos pacientes, bem como possibilitar que estes despertem tranquilamente no momento exato do término da cirurgia. 

Com essa aquisição, o HUT é pioneiro no estado do Piauí a utilizar este aparelho médico-hospitalar. O equipamento possui software e possibilita a inserção de dados peculiares de cada paciente, como peso e idade, estimando a concentração da droga a ser injetada no sangue para anestesiá-lo de forma satisfatória.  

Segundo Luiz Mamede, anestesista do HUT, este equipamento é mais uma opção de anestesia e traz benefícios: “Esta bomba possibilita que o tempo de recuperação do paciente seja mais rápido, permitindo maior rotatividade das salas, o que representa maior quantidade de cirurgias realizadas. Também há ganhos para o paciente, pois com a utilização do gás inalatório (outra modalidade de anestesia) o paciente acordava mais agitado”, explica.

Outros equipamentos

O HUT recebeu também mais um aparelho de Raio-X fixo. Segundo o diretor clínico do HUT, Fábio Marcos, a aquisição do aparelho garantirá maior agilidade no atendimento, melhorando o fluxo interno. Segundo dados da Estatística do HUT foram realizados apenas no mês de junho 10.488 exames de imagens. Desse total, 6.681 foram Raio-X, o que corresponde a 63,70% .

Outro equipamento adquirido recentemente foi o arco cirúrgico. Durval Tércio, médico ortopedista do HUT, explica que o arco viabiliza o controle instantâneo da imagem da área operada durante o procedimento cirúrgico: “As imagens captadas pelo equipamento são tridimensionais, o que possibilita a melhor visualização da fratura, aumentando a precisão da cirurgia.”, afirma. 

Para Aderivaldo Andrade, secretário municipal de saúde, a aquisição destes equipamentos representa um avanço: “O HUT está passando por uma melhor estruturação e isso representa a nossa busca pela melhoria da qualidade da assistência prestada à população”, comemora.

Fonte: HUT
Mais sobre: