Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Hospital Infantil inicia tratamento para pé torto congênito

Para iniciar o tratamento, os pacientes devem seguir para uma unidade de saúde mais próxima

26/03/2015 16:28

O Hospital Infantil Lucídio Portela, em parceria com o Hospital Getúlio Vargas (HGV), iniciou hoje, 26, o tratamento para pacientes com pé torto congênito. As consultas serão realizadas a cada quinta-feira e o procedimento cirúrgico, que já era feito pelo Hospital, será mantido.

Para o diretor geral, Vinicius Nascimento, o objetivo é atender de três a cinco crianças, toda quinta-feira. “Os pacientes que estavam na fila para o HGV serão encaminhados para o Infantil. A realização desse tratamento gera ótimos resultados e será um ganho excepcional tanto para o Hospital quanto para o paciente”, ressaltou o diretor.

Indiana Sammer, dona de casa, 22 anos está bastante satisfeita por conseguir o tratamento para o filho, Henrique Gabriel, de apenas três meses de idade, que nasceu com os dois pés tortos. Ela conta também que teve o mesmo problema, mas só conseguiu a cirurgia para um deles. “Para mim, foram mais de nove meses para conseguir a cirurgia de um dos pés”, declara Indiana, que levou o filho para o primeiro gesso, num atendimento bem mais rápido.

Indiana Sammer, de 22 anos com seu filho, Henrique Gabriel, de três meses de idade

A dona de casa, Francisca Daniele da Conceição, de 24 anos, também está muito feliz por conseguir o tratamento para a filha Eduarda Kemylly, de um ano e sete meses. “Desde quando ela nasceu que ando nos hospitais para cuidar dela. Ano passado, ela começou o procedimento de colocar o gesso, mas foi interrompido. Agora, no Hospital Infantil, acredito que dará certo”, colocou Francisca.

Eduarda Kemylly, filha da dona de casa, Francisca Daniele da Conceição, de 24 anos

Para iniciar o tratamento, os novos pacientes devem seguir para uma unidade de saúde mais próxima da residência do paciente, onde serão atendidos e encaminhados para o Infantil. “Aqui no hospital será feita a triagem e, em seguida, daremos início ao tratamento com o uso de gessos e se necessário, o procedimento cirúrgico aqui mesmo”, comentou Vinicius.

O pé torto congênito é uma má formação em que um em cada mil bebês nascem com um ou os dois pés virados para dentro. Essa patologia tem cura desde que o tratamento seja feito corretamente e ainda nos primeiros meses de nascimento.

Fonte: Sesapi
Mais sobre: