Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Hospital do Monte Castelo volta a funcionar após reforma de cinco anos

Unidade conta com 50 leitos, 120 funcionários e capacidade de atender 200 pacientes por dia, com urgência clínica, pediátrica e odontológica

29/08/2015 08:26

O Hospital Dr. Miguel Couto, localizado no bairro Monte Castelo, zona Sul de Teresina, foi reinaugurado ontem (28), após cinco anos em reforma. A estrutura conta agora com 50 leitos, 120 funcionários e capacidade de atender cerca de 200 pacientes por dia, com urgência clínica, pediátrica e odontológica.

O Hospital também oferecerá serviços de exames Raio-X, laboratoriais e eletrocardiogramas, todos de urgência. Caso necessário, o paciente ganhará encaminhamento imediato para outros hospitais. “Teremos atendimento odontológico de urgência, como extração e gesso para dor”, declara Sabrina Tajra, diretora geral do Hospital. “A população espera há muito tempo, é satisfatório agora oferecer o serviço com uma equipe qualificada de médicos, enfermeiros e técnicos”, afirma.

A unidade vai dar assistência médica para mais de 10 bairros na região do Monte Castelo, como Vermelha, Cristo Rei, Piçarra, Ilhotas, Três Andares, Nossa Senhora das Graças, São Pedro e Cidade Nova.

A decoradora Marinalda Silva mora no bairro Monte Castelo há mais de 24 anos e diz que a cobertura de saúde para os moradores da região é satisfatória. “Tem o médico da família que vai nas nossas casas e ainda tem a agente de saúde que vai todo mês, sem falta; e agora esse hospital de urgência, que estávamos precisando muito”, declara.

Segundo a vereadora Rosário Bezerra, a população esperou muito tempo pela conclusão da obra e, agora, é papel dos vereadores e do Conselho Municipal de Saúde fiscalizar o funcionamento do Hospital e garantir que ofereça um serviço de qualidade diariamente. “Segundo o superintendente executivo da SDU da época em que as obras foram iniciadas, o atraso se deu porque três construtoras desistiram da obra, porque não queriam realizar a construção de acordo com as exigências do Ministério da Saúde”, declara. Para a vereadora, a questão da saúde deve ser prioridade em qualquer gestão.

Já a presidente da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Fátima Garcêz, os pacientes serão atendidos sem demora. “Isto porque, todos os pacientes passarão pela classificação de risco e, de acordo com o resultado, é que serão atendidos pelo médico. Apenas os que realmente necessitarem serão atendidos”, destaca. Segundo Fátima, todos os hospitais com 50 leitos ou mais devem obrigatoriamente ter uma sala de classificação de risco.

O Hospital começa a funcionar normalmente hoje (29), com atendimento de casos de urgência para adultos e crianças, além do odontológico no turno da noite e finais de semana. O corpo funcional é composto por médicos clínicos, pediatras, dentistas, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, assistentes técnicos administrativos e de saúde, agentes de portaria e auxiliares de serviço.

Foto: Assis Fernandes/ODIA
Por: Ana Paula Diniz - Jonal O Dia
Mais sobre: