Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Hemopi precisa de doação de sangue O e A negativos com urgência

Três pacientes internados em UTI estão precisando e estoque é baixo.

12/12/2015 10:12

Três pacientes internados em UTIs de hospitais da rede pública e privada de Teresina estão precisando com urgência de doação de sangue, principalmente de grupos raros como O e A negativos. Por isso, na manhã deste sábado, o Hemopi fez um apelo à população, para que compareça ao Centro ainda hoje. 

Foto: Marcela Pachêco/ODIA


De acordo com a gerente de Captação de Doadores e Interiorização, Veronesia Rosal, o estoque está baixo e os pacientes necessitam de imediato. Ela informa ainda que no início da próxima semana, o HEMOPI vai apresentar o plano de ação que visa incentivar a doação de sangue para o período de final de ano.

A assessoria do Hemopi informou que o Centro funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h. Mesmo aos feriados existe uma equipe de plantão para receber as doações e não há intervalo para o almoço. Somente aos domingos não é feita a coleta de sangue. O HEMOPI funciona na Rua Primeiro de Maio, 235, Centro/Sul, Teresina. 

Para ser doador, é necessário ter entre 16 a 69 anos de idade (menor de 18 anos deve apresentar autorização de responsável), pesar acima de 60kg e estar saudável. Importante alertar que não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas e avisar, no momento do cadastro, que medicações faz uso. Grávidas e lactantes exclusivas também não podem doar sangue.


Fonte: Hemopi
Mais sobre: