Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governador entrega 10 leitos de UTI neonatal e fala sobre descentralização

Um levantamento feito pela Câmara Municipal apontou que 126 bebês faleceram na unidade só entre janeiro e meados de maio deste ano, por falta dos leitos

29/05/2017 09:52

Foram inaugurados nesta segunda-feira (29) 10 leitos de UTI neonatal na maternidade Evangelina Rosa. Segundo o governador Wellington Dias (PT), esse é um passo para ampliar o atendimento de alta complexidade, além da nova maternidade que deverá ter obras iniciadas ainda este ano.

Um levantamento feito pela Câmara Municipal apontou que 126 bebês faleceram na unidade só entre janeiro e meados de maio deste ano, por falta dos leitos. O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) e o Ministério Público do Estado já haviam constatado as irregularidades graves na maternidade.


Fotos: Assis Fernandes/ODIA

Segundo o secretário de Saúde, Florentino Neto, o aumento no número de leitos se alia a outras ações que têm como objetivo maior a descentralização do atendimento. “Os investimentos devem ser feitos fora de Teresina. Se a gente conseguir atender cada vez mais perto de onde a pessoa mora, vamos ter menos demanda na Evangelina Rosa”, afirma.

O governador Wellington Dias também destacou a importância de descentralizar o atendimento, já que o número de leitos inaugurados hoje ainda não é suficiente para resolver o problema de forma definitiva. “Isso é parte de um investimento maior, que alcança outras regiões. Entregamos leitos de UTI no norte do Estado e temos ações na região sul. Descentralizar significa salvar vidas”, declara.

Outras ações estão previstas, como a reforma da Admissão e na Ala Administrativa da Evangelina Rosa. Esses espaços darão lugar a 52 novos leitos, salas de repouso e estabilização.

No interior do Estado, existem 20 leitos de UTI neonatal, em Parnaíba e Floriano. Outros 10 leitos devem ser entregues no Justino Luz, em Picos.  As obras da Unidade de Cuidados Intermediários (Ucinco), com 30 leitos, estão em fase de conclusão em Piripiri, Parnaíba e Picos, e mais 10 previstos em São Raimundo Nonato.

Por: Nayara Felizardo e Ithyara Borges
Mais sobre: