Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto "œMãe Saudável" tem início hoje, levando saúde e informação

Amanhã (07) as atividades começam a partir do meio dia, com vacinação, verificação de pressão arterial, avaliação física e palestras

06/05/2016 18:28

Vacinação contra H1N1, aferição de pressão arterial, avaliação física, palestras e diversas informações sobre saúde para as mulheres já estão disponíveis desde o meio deia desta sexta-feira, no Teresina Shopping. O evento Mãe Saudável, realizado pelo Sistema O DIA, começou hoje e segue até amanhã.

A primeira palestra do evento foi com a educadora física da Uninovafapi, Virna Teive (foto abaixo), que falou sobre a importância das mulheres manterem uma vida saudável, ficando longe do sedentarismo. “Atualmente, tudo está muito facilitado devido á tecnologia. A gente se mexe muito pouco para fazer as tarefas diárias”, destacou Virna.

Fotos: Elias Fontinele/ODIA

Segundo ela, são as atividades físicas que ajudam a controlar doenças como obesidade, hipertensão, diabetes, problema musculares, nas articulações, nos ossos e na coluna. “O início é complicado pela falta de hábito, mas depois que começa, a atividade se torna algo prazeroso”, disse a especialista, acrescentando que é necessário arrumar tempo para cuidar da saúde.

Outra palestra realizada neste sábado foi a do chefe do Núcleo de Saúde da Mulher da Fundação Municipal de Saúde, Mariano Neto. Ele destacou os cuidados com a prevenção do câncer de colo do útero e de mama. “A realização dos exames citológicos e a mamografia são essenciais. A FMS possui 294 equipes da Saúde da Família, distribuídas em 92 Unidades Básicas de Saúde para fazer esse trabalho preventivo”, disse o profissional.

A FMS é uma das parceiras do Sistema O DIA no projeto Mãe Saudável. Segundo o presidente da Fundação, Francisco Pádua (foto acima), sempre houve uma relação muito forte do órgão com a mulher, desde o planejamento familiar. “Trazemos aqui atividades educativas e informações sobre como se proteger do vírus zika”, disse Pádua.

A Fundação ainda está disponibilizando vacinas contra H1N1 para os grupos prioritários. Das Dores Bandeira foi uma das pessoas que procurou o serviço de saúde na tarde deste sábado. “Esse trabalho devia ser permanente, porque é muito importante”, afirmou a mulher, que ligou para o marido e disse para ele ir tomar a vacina.


A Uninovafapi também está apoiando o projeto. O coordenador de extensão da instituição, Sávio Normando (foto acima), afirma que o evento é uma forma nobre de celebrar o Dia das Mães. “Estamos com profissionais dando palestras e prestando serviços de saúde. É um momento que oportuniza a Uninovafapi a ensinar e aprender junto com a comunidade”, destaca Normando.


Para Fátima de Sá (foto acima), que imaginava estar acima do peso, o evento é muito oportuno. “Descobri que meu peso está adequado para a altura e verifiquei a pressão. Nem sempre temos oportunidades como essas”, elogiou a mulher.

O projeto Mãe Saudável ainda tem como parceiros a Houston e a Patrimônio, que estarão com espaços privilegiados na Praça de Eventos do Teresina Shopping.


Amanhã (07) as atividades começam a partir do meio dia, com vacinação, verificação de pressão arterial e avaliação física. As palestras previstas são sobre saúde das gestantes, amamentação, câncer de mama e colo de útero e imagem pessoal aliada à auto estima.

Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: