Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Enfermeira que fez parto em frente ao HUT fala sobre a emoção que sentiu

Moradora de rua teve uma menina que pesou 3,380 kg.

18/03/2015 11:12

Emocionante. Esse é o sentimento que define a ocasião em que a moradora de rua, Adriana Ferreira dos Santos, 33 anos, entrou em trabalho de parto em frente ao HUT e precisou contar com a ajuda de várias pessoas até então desconhecidas. Mototaxistas, policiais e principalmente um grupo de quatro enfermeiras foram essenciais para que a chegada de uma nova piauiense ocorresse de forma segura.

O fato aconteceu na manhã desta quarta-feira. Segundo relato das testemunhas, a mulher chegou ao ponto de moto táxi reclamando de dores. A ambulância do SAMU foi chamada, mas como demorou para chegar, foram os mototaxistas quem tiveram que agir primeiro. Eles colocaram a mulher em cima de tábuas, embaixo de uma árvore, e decidiram acionar os profissionais do HUT.

Imagens: Weslei Marques


Segundo a enfermeira Natália Pereira dos Santos, a mulher já estava em trabalho de parto. O tempo decorrido entre a chegada das enfermeiras e o nascimento do bebê foi de aproximadamente 4 minutos. “A gente ainda solicitou uma maca para levá-la ao hospital, mas ela disse que não aguentava. Quando eu olhei, a cabecinha da menina já estava para fora. Eu e as minhas colegas Ivonete, Conceição e Jesus tivemos que tomar uma decisão e fazer o parto ali mesmo”, relata a enfermeira.

Em uma situação normal, profissionais de enfermagem só podem prestar assistência durante o trabalho de parto de uma paciente, mas não realizar o procedimento sem a presença de um médico. O caso, entretanto, envolvia a necessidade de fazer um atendimento com urgência. “Nosso dever é ajudar e dar conforto para quem precisa, independente se a pessoa está fora ou dentro de um hospital”, disse Natália.

De acordo com a enfermeira, existia risco de morte para a criança e para a mãe. “Ela estava muito agitada e com medo. Poderia passar mal no momento do parto. Já o bebê corria o risco de machucar a cabeça ou até morrer, já que a mulher estava deitada em cima de uma tábua”, relata a profissional.

O trabalho das enfermeiras foi passar segurança para a mãe, colocá-la na posição mais confortável e ajudar no trabalho de parto. “Foi muita emoção na hora que o bebê nasceu. Todas as pessoas aplaudindo e a criança chorando. Foi um momento único”, disse a enfermeira, ainda emocionada.

Após o parto, a ambulância do SAMU levou a mãe a criança para a maternidade Dona Evangelina Rosa. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde, as duas passam bem. A menina nasceu com 3 kg e 380 gramas. Ela deve recebe alta em breve.

Por: Nayara Felizardo e Priscila Florêncio
Mais sobre: