Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com câncer, grávida se recusa a fazer aborto e precisa de doação de sangue

Vítima de um câncer linfático, a fisioterapeuta sofreu uma queda no quadro e está na UTI

28/09/2016 10:56

A fisioterapeuta Jéssica Macedo Galisa está precisando de sangue. Ela foi diagnosticada com câncer linfático e sofreu uma queda no seu quadro de saúde, e se encontra na UTI de um hospital particular de Teresina precisando de doações de sangue. Jéssica já é mãe de menina de um ano de idade, e agora está grávida de cinco meses. 

Mesmo orientada pelos médicos, a fisioterapeuta de 25 anos decidiu seguir com a gravidez durante o tratamento da doença. Segundo Nágila Melo, que é amiga de Jéssica há 10 anos, o marido deve tentar conversar com a paciente para decidir se vão dar prosseguimento na gravidez. 

"Ainda estamos esperamos a confirmação de alguns exames para poder começar o tratamento de câncer que é mais agressivo, com quimioterapia, radioterapia e tudo mais. Por enquanto o bebê está saudável, com batimentos normais, mas quando começar o tratamento vai ser mais difícil", repassou a amiga.

O estado de Jéssica é considerado grave, e ela segue entubada e respirando com ajuda de aparelhos. Além do câncer, Nágila informou que Jéssica apresentou outros problemas de saúde, e outros exames estão sendo feitos para detectar uma possível leucemia.

A família pede que quem puder doar, é só ir até ao HEMOPI e direcionar a doação para JÉSSICA EVELYNE MACEDO GALISA. Embora ela tenha o tipo sanguíneo B+, o hemocentro trata de trocar as bolsas de sangue caso haja em estoque. Nágila esclarece que todo sangue é bem vindo, já que é possível obter plasma e plaquetas dos demais tipos.

Atualmente, Jéssica usa 14 bolsas de plaquetas por dia, três de sangue e mais três de plasma.

Para doar, é necessário ter entre 16 a 69 anos (menor de 18 anos deve apresentar autorização de responsável), pesar acima de 50 quilos, estar saudável e avisar, no momento do cadastro, que medicações faz uso. O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica 24 horas da doação. Grávidas e lactantes exclusivas também não podem doar sangue. 

O Hemopi funciona na Rua Primeiro de Maio, 235, Centro/Sul, Teresina. As doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 18h, sem intervalo para almoço.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Marcos Cunha (estagiário)
Mais sobre: