Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bebês prematuros podem ficar sem alimento em uma semana

Estoque do Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa está abaixo do limite esperado.

21/04/2016 08:19

A quantidade de leite materno doado para o Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) não tem sido suficiente para atender a demanda dos bebês prematuros internados. Diariamente, 80 crianças consomem uma média de sete litros de leite por dia, e o volume em estoque deve durar apenas por uma semana.


Segundo Vanessa Paz, supervisora do Banco de Leite da MDER, essa baixa deve-se ao fato de que algumas mães deixaram de ser doadoras. Ela explica que, nos três primeiros meses após o parto, a mãe produz uma grande quantidade de leite, suficiente para ser doada. Contudo, depois desse período, a criança passa a exigir mais leite e a mãe produz o necessário apenas para seu filho, parando então de doar.

“Por isso, precisamos de novas doadoras, mães que estejam alimentando seus filhos e tenham uma boa quantidade de leite que possa ser doada. Os bebês que utilizam esse leite são prematuros, com algum problema neurológico e que precisam muito desse alimento para consQeguirem reestruturar seu quadro clínico”, disse.

Vanessa conta ainda que o leite doado passa por um processo de melhoramento até que possa ser disponibilizado para consumo e a pasteurização do alimento demora até 48 horas, ou seja, é preciso que o estoque esteja abastecido, com uma quantidade segura, enquanto esse procedimento é concluído.

Apelo

Com uma quantidade baixa de leite no banco, suficiente para apenas sete dias, a supervisora Vanessa Paz pede que as mães que estejam amamentando façam a doação do alimento para as crianças que se encontram internadas na Maternidade.

“Esse baixo estoque de leite está nos preocupando, porque é muito pouco e o nosso consumo é significativo diariamente. E esse leite vai para os bebês mais graves, que estão internados em UTI. Alguns consumem 1 ml por dia, mas outros consomem até 60 ml; por isso, pedimos que as mães se sensibilizem e nos procurem para que possamos restabelecer nosso estoque o mais rápido possível”, disse.

Como doar

Para ser doadora de leite materno, a mulher precisa seguir algumas recomendações, principalmente no momento de coletar o alimento. De acordo com Vanessa Paz, a mulher não deve ter nenhum problema de saúde. Se ela estiver gripada, por exemplo, é recomendado que se recupere da enfermidade para que possa coletar o leite.

De posse do kit de coleta disponibilizado pela Banco de Leite, que contém um frasco esterilizado, uma touca e luva, a mulher deverá fazer a higienização das mãos e seios, para que seja garantida a qualidade do leite e o alimento possa ser utilizado em sua totalidade.

O leite recolhido deve ser armazenado em um frasco de vidro e congelado desde o primeiro momento da coleta. Através do telefone 0800 280 2522 é possível obter mais informações e agendar a visita de uma equipe do Banco de Leite para fazer o recolhimento do leite doado.

“A doação é muito simples e a mãe ainda estará fazendo o bem a vários bebês que estão internados. Se ela não quiser fazer a retirada do leite em sua residência, ela pode se dirigir ao Banco de Leite que nós fazemos a retirada. O mais importante é que a doação seja feita”, finaliza Vanessa Paz.


Por: Isabela Lopes - Jornal O DIA
Mais sobre: