Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Atividades sobre amamentação seguem durante todo o mês em Teresina

Criada em 1992, a Semana Mundial da Amamentação desenvolve a cada ano um tema diferente.

03/08/2015 11:44

As Unidades Básicas de Saúde do município seguem durante todo este mês com atividades alusivas à Semana da Amamentação, que é comemorada entre os dias 01 e 07 de agosto em mais de 120 países. Amanhã (04) serão realizadas atividades nas UBS Félix Francisco - zona Leste – e Nossa Senhora da Paz, zona Sul da capital.

“O objetivo destas ações é sensibilizar as mulheres sobre a importância do aleitamento materno, em especial nos primeiros meses de vida da criança”, afirma Carlos Brito, gerente de ações programáticas da Fundação Municipal de Saúde (FMS). “Os temas discutidos giram em torno da conscientização sobre os benefícios que a amamentação traz, não apenas para a saúde do bebê, mas também como um momento de fortificar seu vínculo afetivo com a mãe”, explica ele.

As gestantes e mães da comunidade em vários pontos de Teresina são convidadas a participar de palestras e rodas de conversa sobre os mais variados temas relacionados à gestação, primeiros cuidados, a importância da caderneta da gestante, direitos da mulher que amamenta no trabalho e outras questões pertinentes à realidade destas mulheres.

Serão ainda realizadas oficinas sobre cuidados com o bebê, como higiene bucal apropriada e shantala, massagem indiana que alivia cólicas e promove uma aproximação entre mãe e filho. As participantes aprenderão ainda técnicas para retirar o leite materno e seu armazenamento, entre outras orientações. “Queremos envolver as mães e gestantes da comunidade para juntos promovermos saúde desde o início da vida”, afirma Carlos Brito.

Além das UBS Nossa Senhora da Paz e Félix Francisco, estão programadas atividades nas unidades da Cacimba Velha (06), Flamboyant (06), São João (07), Novo Horizonte (03 a 07), Dr Carlos Alberto (10 a 14), Gurupi (10, 17 e 24), Redonda (10, 12, 13 e 14), Deus Quer (13), Quadra 77 (13 e 14), Nossa Senhora Da Guia (14), Mário Rocchi (14, 19 e 26), Alto da Ressurreição (19 e 20) e Todos os Santos (20, 21, 20 e 21).

Criada em 1992, a Semana Mundial da Amamentação desenvolve a cada ano um tema diferente. No Brasil a coordenação é feita pelo Ministério da Saúde desde 1999, que adapta a campanha ao contexto nacional. Este ano o tema é "Amamentação e Trabalho: para dar certo o compromisso é de todos".

Fonte: Da Redação
Mais sobre: