Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Acompanhante denuncia falta de lençóis no Hospital do Buenos Aires

Algumas roupas de cama são remanescentes do HUT.

08/10/2014 14:29

Faltam lençóis e colchas nas camas da enfermaria infantil do Hospital do Buenos Aires, zona norte de Teresina. A denúncia é de uma pessoa que acompanhava a sobrinha em atendimento de urgência. Além da falta de roupas de cama, os pacientes também apontam que falta ventilação em uma das três enfermarias.

A paciente, de nove anos de idade, sentia cólicas abdominais, vômitos e dor de cabeça. Através de fotografias, a tia Lidiane Matos denunciou a situação encontrada no Hospital do Buenos Aires. �€œO pior foi não ter um lençol para ser colocado nas macas e nas camas. A enfermeira disse que só tinha esses mulambos e que os lençóis e colchas estavam em falta�€, relatou a acompanhante.

No registro enviado ao O DIA, os poucos lençóis que havia no local possuem identificação do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Os enfermeiros e auxiliares de enfermagem informaram a acompanhante que foram feitos pedidos para a Fundação Hospitalar de Teresina (FHT) enviar mais lençóis, mas receberam apenas as roupas de cama remanescentes do HUT. 

No Hospital do Buenos Aires são três enfermarias infantis. Em uma destas, onde estava a sobrinha de Lidiane Matos em estado de observação, nem mesmo ventiladores estavam funcionando. A acompanhante afirma ter buscado informações junto aos profissionais do hospital, mas não obteve resposta. Os basculantes também estão deteriorados e cobertos com papelão. 

Em contrapartida, a direção do Hospital do Buenos Aires nega as denúncias e garante que em todos os leitos da unidade de saúde existem lençóis, não havendo, assim, a falta do material. 

Segundo a diretora Rosélia Sena Farias por conta da rotatividade de pacientes os lençóis acabam faltando, apenas em curto período de tempo, para irem à lavanderia. Sobre os lençóis encontrados com a identificação do Hospital de Urgência de Teresina, a direção do Hospital do Buenos Aires afirma que muitos pacientes vindos do HUT são transferidos para o local com estes lençóis que acabam permanecendo na unidade de saúde da zona Norte.

A Fundação Hospitalar de Teresina informa ainda que os lençóis serão substituídos e passarão a contar com a identificação da FHT, órgão gestor dos hospitais municipais da capital.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Beto Marques (estagiário) - Jornal O DIA
Mais sobre: