Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

A partir de amanhã, UPA do Promorar deve atender 350 pacientes por dia

Ao todo, serão oferecidos 24 leitos, sendo sete para pacientes em estabilização, 15 para observação e dois leitos para pacientes em isolamento.

31/08/2016 08:33

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Luiz Nódgi Nogueira Filho, localizada no bairro Promorar, na zona Sul de Teresina, foi inaugurada ontem (30). O espaço funcionará 24 horas por dia para casos de urgência e emergência e tem a capacidade de atender, em média, até 350 pacientes por dia. Ao todo, serão oferecidos 24 leitos, sendo sete para pacientes em estabilização, 15 para pacientes em observação e dois leitos para pacientes em isolamento.

Foto: Assis Fernandes/ODIA

A UPA, ligada ao Hospital Geral do Promorar, estará aberta para a população da região a partir de amanhã (1º) e oferecerá serviços médicos, como clínico geral, pediatra, cirurgião geral, serviços de inalação, medicação, Raio X e coleta de exames de laboratório. Os pacientes atendidos na unidade terão atendimento inicial com classificação de risco, em que os casos mais graves terão prioridade no atendimento.

De acordo com a classificação do Ministério da Saúde, a UPA do Promorar é de Porte III, pois está localizada em uma área de abrangência de 200 mil a 300 mil habitantes. A diretora do Hospital Geral e da UPA do Promorar, Sandra Marina, explica que a instalação da unidade auxiliará nos serviços que atualmente são prestados pelo Hospital Geral do bairro.

“A qualidade de assistência será melhorada. Nós já fazíamos um atendimento próximo, trazendo os pacientes, e a proposta da UPA é atender até 350 pacientes; então, na verdade, o que melhorou aqui foi o espaço físico, a estrutura. Nós tínhamos dois clínicos, agora vamos trabalhar com três clínicos, nós vamos estar com muito mais leitos para atender à população, vamos ter a classificação de risco e isso vai melhorar a qualidade da assistência, porque a população vai ter um espaço bonito, eficiente e de melhor qualidade para assistência”, esclarece.

A execução da obra teve investimentos no valor de R$ 4.779.425,02, com recursos da Prefeitura de Teresina e do Governo Federal. De acordo com a presidente da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Fátima Garcês, a UPA do Promorar irá funcionar dentro da rede de saúde já ofertada na Capital.

“A UPA é mais uma porta de urgência que está sendo aberta no município de Teresina. Essa é uma estrutura organizada, com melhores condições de trabalho, com uma equipe preparada para atender baixa, média e alta complexidade e daqui fazer os encaminhamentos. Essa é uma UPA ampliada, porque ela é ligada ao hospital; então, o paciente vem por vontade espontânea ou pelo Samu, recebe o atendimento e, dependendo do caso dele, será liberado ou encaminhado para atendimento em um dos nossos hospitais”, ressalta a presidente da FHT.

Rita Maria da Silva é líder comunitária da Vila Paraíso, um dos bairros que estão dentro da área de atuação da UPA, e diz que a inauguração da unidade é muito importante para a comunidade. “Nós estávamos precisando desse espaço, ele chegou na hora certa. Então, nós temos muito a agradecer por esse presente aqui na zona Sul de Teresina. A população está toda alegre em receber essa UPA, que estávamos esperando há muito tempo”, diz.


Por: Nathália Amaral - Jornal O DIA
Mais sobre: