Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

64,24% das crianças foram vacinadas na campanha contra pólio no Piauí

Meta do Ministério da Saúde era atingir 95% do público-alvo, crianças de seis meses a 5 anos.

01/09/2015 07:17

Até o final da manhã dessa segunda-feira (31), apenas 64,24% das crianças do Piauí haviam sido imunizadas nas campanhas nacionais de vacinação contra a poliomielite e para a atualização da caderneta de vacinação. Em Teresina, o percentual atingido foi de 60,19% (33.367 doses aplicadas), enquanto que, no Brasil, a cobertura chegou a 67,14%. 

A meta da vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde era atingir 95% do público-alvo, que são crianças a partir de 6 meses de idade até 4 anos 11 meses e 29 dias, para a campanha da poliomielite, e crianças menores de 5 anos de idade para a multivacinação. Contudo, segundo Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), esse número não representa a transmissão de doenças, porque nós carregamos as bactérias em nosso corpo”, disse. 

Foto: O DIA

Amariles lembra que muitos países ainda possuem o vírus da poliomielite e o risco da disseminação do vírus selvagem aumenta. “Precisamos dar acesso, às nossas crianças, à plenitude do desenvolvimento físico, fazendo a vacina”, falou, acrescentando que o Ministério da Saúde ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de prorrogar o prazo da campanha. 

Há 26 anos, não são registrados casos de poliomielite no País, mas a doença ainda é um problema em outros países do mundo. As sequelas da doença não têm cura e estão relacionadas ao comprometimento do sistema nervoso. O paciente pode apresentar paralisia dos músculos das pernas, comprometendo o caminhar e/ou paralisia dos músculos respiratórios ou de deglutição. De acordo com a OMS, 5 a 10% das pessoas com este quadro podem evoluir a óbito.

Por: Isabela Lopes- Jornal O Dia
Mais sobre: