Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

135 mil cães e gatos devem ser vacinados em Teresina

Dia D da campanha de imunização acontece neste sábado na zona urbana de Teresina

09/09/2015 07:22

No próximo sábado, dia 12 de setembro, acontece o Dia D da campanha de vacinação contra a raiva na zona urbana de Teresina. A meta da Gerência de Zoonoses (Gezoon), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), é imunizar mais de 135 mil cães e gatos em toda a capital. São 374 postos de vacinação espalhados por todas as regiões da cidade e que vão atender a população, das 8h às 17h. 

“Se o animal for de grande porte, o ideal é que um adulto o leve, de preferência utilizando coleira e focinheira para evitar transtornos com outros animais. Os profissionais estão preparados para aplicar a vacina em todos os animais”, explica o coordenador da campanha de vacinação antirrábica em Teresina, o médico veterinário Luiz Harliton. 

Foto: Elias Fontenele/ ODIA

Para garantir a agilidade no atendimento em todos os postos no dia da vacinação, a Gerência de Zoonoses cadastrou e treinou voluntários, sendo 713 vacinadores e 459 anotadores. “Infelizmente, o nosso quadro de funcionários não é o suficiente para suprir toda a demanda da capital. Por conta disso, fazemos esse treinamento, para os interessados em atuar como voluntários”, explica Luiz Harliton. 

No próximo sábado, apenas os bairros da zona urbana da cidade vão receber as equipes da Gerência de Zoonoses para a vacinação. O Dia D da campanha na zona rural de Teresina acontece em 26 de setembro e 3 de outubro. 

A Raiva 

A vacina antirrábica protege os animais contra o Lyssavirus, causador da raiva - infecção mortal que atinge mamíferos e é transmitida ao ser humano através da saliva de animais infectados. O último caso de raiva canina registrado em Teresina aconteceu no ano de 2011. Já em seres humanos, desde 1986 não há registros da doença na cidade. 

O coordenador da campanha de vacinação antirrábica afirma que, apesar de controlada no município, é importante que os donos de animais domésticos fiquem alerta e levem os cães e gatos para tomar a vacina. “Os mamíferos que estão mais próximos do homem são os animais de estimação, que podem ser transmissores desse vírus. Por isso, intensificamos a prevenção contra a doença", ressalta.

Por: Natanael Souza- Jornal O Dia
Mais sobre: