Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

134 crianças são acompanhadas no Centro de Referência da Microcefalia

Pacientes passam por avaliação médica e são submetidos a exames de ultrassonografia, tomografia computadorizada, triagem auditiva e exame de fundo de olho

18/03/2016 11:39

No período de 04 de outubro de 2015 a 14 de março de 2016, o Piauí acumulou um total de 145 casos notificados de microcefalia. Desses, 56 foram confirmados como microcefalia relacionada a processo infeccioso, 27 descartados quanto à relação de processo infeccioso e 62 continuam em investigação.

Criado pelo Governo do Estado para atender bebês com a malformação congênita, o Centro de Referência Estadual de Microcefalia acompanha, atualmente, 134 crianças. No Centro, os pacientes passam por avaliação médica e são submetidos a exames de ultrassonografia, tomografia computadorizada, triagem auditiva e exame de fundo de olho.

Após a avaliação, os bebês são encaminhados ao Centro Estadual de Reabilitação (CEIR) que dispõe, semanalmente, de 24 vagas para consulta admissional.

De acordo com a superintendente de Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé, dos 56 casos confirmados de microcefalia, 22 pacientes já estão em reabilitação e 31 foram atendidos na consulta admissão. “O tratamento feito na reabilitação é realizado por neuropediatra, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais”, disse a gerente.

Além das crianças, os pais também passam por acompanhamento, através de acolhimento e curso que os orienta a seguir com exercícios de estimulação precoce em casa, deixando-os aptos a lidar com seus filhos.

Fonte: Sesapi
Mais sobre: