Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wellington e Lula almoçam juntos em São Paulo e falam sobre a Transnordestina

Governador mostrou ao ex-presidente fotos da obra, que está atrasada em cinco anos.

24/02/2015 18:00

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o governador do Piauí, Wellington Dias, para um almoço na tarde desta terça-feira (24), na sede do Instituto Lula, em São Paulo. 

No encontro, Lula foi convidado a visitar o Piauí para receber títulos de cidadania, tanto na Câmara Municipal de Teresina quanto na Assembleia Legislativa do Piauí. Segundo Dias, as homenagens foram propostas pelos parlamentares "em agradecimento por tudo que fez ao povo piauiense”.

O ex-presidente Lula e o governador Wellington Dias almoçaram juntos nesta terça-feira (Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula)

Obras iniciadas nos mandados do ex-presidente, como a ferrovia Transnordestina, foram tema do almoço que durou cerca de uma hora. “Eu mostrei ao ex-presidente a imagem de um trem descarregando na Transnordestina, na interligação entre o Piauí e Pernambuco. Foi um sonho iniciado com Lula, que a presidenta Dilma Rousseff deu continuidade e hoje é realidade no Nordeste”, afirmou o governador sobre a obra, cuja conclusão está atrasada em cinco anos. 

Iniciada em 2006, a ferrovia Transnordestina deveria ter sido entregue em 2010, mas o novo cronograma prevê que seu término ocorra apenas em 2016. O orçamento da empreitada também foi alterado. Inicialmente, previa-se que seriam aplicados R$ 4,5 bilhões na ferrovia, mas agora a estimativa é que a obra irá consumir pelo menos R$ 7,5 bilhões - praticamente o dobro do que se imaginava.

Com 2,3 mil quilômetros de extensão, a ferrovia vai passar pelo Piauí, Ceará e Pernambuco, facilitando o transporte de inúmeras mercadorias até o Porto de Suape.

No almoço, Wellington e Lula também lembraram de militantes históricos e fundadores do Partido dos Trabalhadores, como Zé Pereira, personagem de um livro do jornalista Djalma Batista, que conta com um prefácio assinado pelo ex-presidente.

Wellington Dias e o ex-presidente Lula, em encontro na cidade de São Paulo (Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula)

Mais sobre: