Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wellington Dias comemora aniversário ao lado de aliados

Governador e Secretários se reúnem hoje para discutirem proposta orçamentária de 2018.

06/03/2017 08:23

O Governador do Estado, Wellington Dias (PT), comemorou no último sábado (04) seu aniversário de 55 anos com uma festa beneficente no Parque Potycabana em prol dos animais da Apipa. Os novos aliados, que tomarão posse hoje (06), e políticos que já fazem parte da base do Governo marcaram presença no evento e prestigiaram Wellington Dias. 

Entre os convidados, estiveram presentes integrantes do PMDB que irão compor a equipe de Dias a partir desta segunda, como Zé Santana (PMDB), que assumirá a Sasc no lugar de Henrique Rebelo (PT) e Pablo Santos, que ficará à frente da Empresa Piauiense de Serviços Hospitalares, que será criada para gerir os hospitais regionais. Os Presidentes dos diretórios estadual, Marcelo Castro, e municipal, Themistocles Filho, e o Deputado João Madison também compareceram do encontro. 

(Foto: CCOM)

Evaldo Gomes, Presidente estadual do PTC, sigla que também tem o espaço definido no Governo, também esteve presente. Além destes, o Deputado Federal Júlio César (PSD), o deputado estadual Georgiano Neto (PSD), os Secretários Francisco Limma e Fábio Abreu (PTB). 

Após meses de conversações com PT e o PMDB, que até então fazia parte da oposição, Wellington Dias definiu as alterações administrativa no Governo. As mudanças no primeiro escalão também deixaram progressistas insatisfeitos, já que eles esperavam ter mais espaços após a reforma, como, por exemplo, a administração da Secretaria de Saúde, que deve continuar no comando do PT. 

Mesmo contrariando o desejo de membros dos partidos da base e dos novos aliados, Wellington Dias dará posse aos novos gestores nesta segunda-feira (06) durante solenidade, às 10:30 horas, no Palácio de Karnak.

Governador e Secretários se reúnem hoje para discutirem proposta orçamentária de 2018 

O Governador Wellington Dias (PT) e Secretários do Estado vão iniciar, nesta segunda-feira (06), no Tribunal de Contas do Estado (TCE), as discussões para a elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2018. A primeira reunião entre os gestores tem o objetivo de estabelecer metas e traçar estratégias para uso dos recursos no próximo ano. 

Em meio a polêmicas e reivindicações, a Assembleia Legislativa aprovou, no final do ano passado, um orçamento de R$ 9.257.335.807,00 para o exercício dos poderes no Estado. Muitos órgãos alegaram que o valor era insuficiente para manter as estruturas em pleno funcionamento, como por exemplo, Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Polícia Civil do Estado. 

No encontro de hoje, os gestores e técnicos de todos os órgãos do Estado que atuam nas áreas de planejamento, orçamento e monitoramento irão discutir a melhor forma de destinar, fiscalizar e avaliar a aplicação dos recursos do Orçamento Geral em 2018, levando em consideração uma abordagem territorial. 

 Além disso, o Secretário do Planejamento, Antônio Neto, irá apresentar as ações realizadas em 2016 e expor as metas de gestão para 2017 para auxiliar nas propostas para 2018. O Governador também vai discutir o papel do planejamento para o Estado e a importância da integração das funções dos órgãos da Rede de Planejadores (RedePLAN). 

A Rede é uma estrutura interligada constituída por servidores envolvidos nos processos de elaboração do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), além dos processos de monitoramento das ações estratégicas do Governo. 

Por: Ithyara Borges
Mais sobre: