Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

W. Dias assina ordem de serviço para construção de alças da Ponte JK

A assinatura da ordem de serviço para construção das alças de acesso à ponte ocorre menos de duas semanas após a Câmara Municipal de Teresina realizar uma audiência pública destinada a discutir o atraso e os impactos provocados pela obra.

02/09/2015 19:06

O governador Wellington Dias assina, nesta quinta-feira (3), a ordem de serviço para construção dos acessos à terceira pista da Ponte Juscelino Kubitschek, que liga as avenidas Frei Serafim e João XXIII.

Obra de ampliação da Ponte Juscelino Kubitschek foi iniciada desde 2013 (Foto: Marcela Pachêco / O DIA)

A assinatura da ordem de serviço está agendada para ocorrer ás 7h30, e será feita no canteiro de obras, em frente ao Hospital da Unimed.

Interligando o Centro à zona Leste de Teresina, a ponte é um dos principais corredores de trânsito da cidade, com um fluxo diário de dezenas de milhares de veículos.

Com orçamento superior a R$ 20 milhões, a empreitada foi iniciada em 2013, e já deveria ter sido concluída. No entanto, houve um atraso no cronograma por conta de uma grave falha no planejamento: as alças de acesso à ponte simplesmente não estavam previstas no projeto inicial. 

De acordo com o Governo, para a construção das alças de acesso serão investidos R$ 5.515.453,85.

Depois de concluída, a ponte terá três pistas de rolamento e uma faixa exclusiva de ônibus no sentido Centro-Leste; uma faixa de pedestres no eixo central interligando as avenidas Frei Serafim e João XXIII; mais três faixas no sentindo Leste-Centro e uma faixa exclusiva para ônibus nesse mesmo sentido (Leste-Centro).

A seleção da empresa que realizará a construção dos acessos da ponte foi realizada por meio de processo licitatório de menor preço e, a partir da assinatura da ordem de serviço, o empreiteira terá seis meses para entregar da obra.

“O objetivo da nova via é dar celeridade ao trânsito, diminuindo os congestionamentos frequentes no local. A extensão da ponte possibilitará maior trafegabilidade aos motoristas que seguem da zona Leste de Teresina para o Centro e do Centro para as zonas Leste e Sudeste”, afirmou o secretário dos Transportes, Guilhermano Pires.

Audiência pública - A assinatura da ordem de serviço para construção das alças de acesso à ponte ocorre menos de duas semanas após a Câmara Municipal de Teresina realizar uma audiência pública destinada a discutir o atraso e os impactos provocados pela obra, que está prestes a completar um ano de paralisação. 

A audiência foi proposta pelo vereador Antonio Aguiar (PROS), e reuniu representantes da Prefeitura de Teresina, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PI), da Polícia Rodoviária Federal, do Ibama, da Universidade Federal do Piauí, dentre outras entidades. O Governo do Estado, porém, não enviou qualquer representante à audiência, embora seja o responsável pela execução da empreitada.

No evento, as entidades participantes salientaram a importância de o Governo elaborar, mesmo que tardiamente, um projeto prevendo os impactos ambientais e ao patrimônio histórico da cidade, que serão provocados pela obra.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: