Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vereadores autorizam Prefeitura a contrair empréstimo de R$ 218 milhões

A proposição passou por duas votações na Câmara Municipal. Dinheiro será captado na Agência Francesa de Desenvolvimento para ser aplicado em infraestrutura.

14/05/2020 06:52

A Câmara Municipal de Teresina (CMT) aprovou nesta quarta-feira (13), em regime de urgência especial, a mensagem encaminhada à Casa pelo prefeito Firmino Filho (PSDB) solicitando autorização para assinatura de contrato de empréstimo de 36 milhões de euros, pouco mais de R$ 218 milhões segundo a cotação da moeda.


Leia também: Vereadores de Teresina debatem pedido de empréstimo de 36 milhões de euros 


Antes da deliberação plenária virtual, através do sistema de votação remoto, o texto foi discutido pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Orçamento, Fiscalização e Finanças, que deram pareceres favoráveis à tramitação da matéria, que foi colocada em votação aos demais vereadores. 

A proposição foi aprovada, em dois turnos de votação, por unanimidade. Os vereadores, inclusive os da oposição, ficaram satisfeitos com explicações do secretário municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), José João Braga, quanto ao destino desses recursos. 


A Câmara pediu transparência na aplicação dos recursos - Foto: Reprodução

“Essa Câmara nunca deixou de votar os projetos importantes para Teresina, muito menos os que dizem respeito a financiamento, credito e dinheiro que possa irrigar nossa economia (...) espero que, em tempo hábil, esse dinheiro possa estar circulando na nossa cidade, e sirva para várias áreas”, disse Edilberto Borges (PT).

A instituição financeira na qual o poder público municipal irá captar esses recursos será a Agência Francesa de Desenvolvimento (SFD). A expectativa é que o aporte financeiro possibilita investimentos em infraestrutura urbana, saneamento, mobilidade urbana, requalificação habitacional, meio ambiente, fortalecimento institucional e fomento ao empreendedorismo.

Por: Breno Cavalcante, do Jornal O Dia
Mais sobre: