Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TSE devolve mandato ao prefeito de Castelo e suspende eleições

Liminar mantém José Maia no cargo até julgamento do mérito da ação.

01/07/2015 13:08

Apenas uma semana depois de ser cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral e ser afastado do cargo, o prefeito de Castelo do Piauí, Jose Ismar Lima Martins, conhecido como José Maia (PSD), vai reassumiu a chefia do Município a partir de amanhã (02). Ele conseguiu uma liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para permanecer como prefeito até o julgamento do mérito da ação. 

A liminar foi concedida no início da noite de terça-feira (30) pelo ministro João Otávio de Noronha, do Tribunal Superior Eleitoral, através de ação cautelar. A decisão também suspende as eleições municipais, que estavam previstas para o dia 2 de agosto deste ano. O vice-prefeito Raimundo Soares, o J.R. (PMDB), também voltou ao cargo.

Zé Maia e o vice são acusados de abuso de poder econômico, por terem supostamente sido beneficiados por recursos de assistência social da Prefeitura nas eleições de 2012, pois os candidatos eram apoiados pelo prefeito da época. A ação de impugnação de mandato foi impetrada pelo candidatos adversários no pleito de 2012, Edmilson Alves de Abreu e Newton Rossi Bezerra, que disputaram os cargos de prefeito e vice do município. 

Zé Maia nega as acusações e diz que não foi beneficiado. “Fui inocentado no processo de compra de votos. Mas o PT tem entrado com esse tipo de ação (sobre abuso de poder econômico) em todas as cidades onde perdeu a eleição”, comentou o prefeito.

Desde o último dia 24 de junho, a cidade estava sendo administrada pelo presidente da Câmara, Adalberto Neirane. 

Por: Robert Pedrosa - Jornal O DIA
Mais sobre: