Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TRF1 exclui nome de Firmino Filho das investigações

Nome do prefeito havia sido citado entre os beneficiários de recursos por parte da Odebrecht no valor de R$ 500 mil

28/09/2017 08:17

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região excluiu o nome do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), das investigações relacionadas à Lava Jato. Ao O DIA, o advogado Lucas Villa, que atuou na defesa do prefeito no caso, informou que o TRF1 entendeu que não há indícios da existência da pratica de crimes de corrupção cometidos pelo prefeito. 

Durante as investigações, não ficou comprovada a ligação entre o prefeito Firmino Filho e a Odebrecht (Foto: ODia)

No entendimento do Tribunal, há no máximo indícios de problemas relacionados a irregularidades na prestação de contas. “Ficou identificado que o que pode ter ocorrido no máximo é a não identificação de doação de recursos a campanha eleitoral. Por este motivo, cabe ao Tribunal Regional Eleitoral cuidar do caso. Ficou descartado qualquer hipótese de crime relacionado as investigações da operação Lava Jato”, explicou Lucas Villa, acrescentando que agora o prefeito vai explicar na Justiça Eleitoral a irregularidade identificada na prestação de contas. 
O processo no TRF1 surgiu após o nome do prefeito aparecer em listas da Odebrecht como sendo destinatário de R$ 500 mil, supostamente pagos via caixa 2. Em colaboração premiada, executivos da empresa confirmaram a versão da entrega dos recursos ao prefeito de Teresina. Mas durante a investigação, não ficou identificado atos que comprovassem ligações entre Firmino Filho e a empresa Odebrecht. 
A época da divulgação das informações, em nota, Firmino Filho destacou que nunca recebeu doações da Odebrecht e que a construtora nunca teve obras ou relação contratual no âmbito da Prefeitura de Teresina em suas gestões. Ele afirmava ainda que as prestações de contas de suas campanhas estão disponíveis e foram auditadas e aprovadas pelo TRE do Piauí. "Continuamos tranquilos e firmes trabalhando em favor da cidade e, apoiamos todas as investigações levadas à cabo pela Justiça brasileira", concluiu à época
Por: João Magalhães
Mais sobre: