Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TRE vai priorizar julgamento de pedidos de cassação em 2018

As metas foram discutidas durante a consulta pública com juízes, servidores e representantes de partidos

16/09/2017 08:10

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) elencou duas metas como prioridade de ação para o próximo ano. A primeira delas é priorizar julgamento de ações que gerem cassação de registros de candidaturas ou mandatos eletivos e, depois, promover ações para educação eleitoral. As propostas foram discutidas ontem (15) durante a consulta pública com juízes, servidores e representantes de partidos. 

A discussão sobre as metas do judiciário é uma antecipação, segundo o desembargador Joaquim Santana, presidente do TRE-PI, do planejamento estratégico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece as prioridades dos Tribunais a cada ano. “O CNJ tem suas normas, que são discutidas aqui, propostas alterações e encaminhados para o Conselho, que vai dar o andamento para cumprirmos as metas estabelecidas”, esclareceu. 

A proposta de julgar mais processos que possam gerar cassação é uma das maiores preocupações por conta do estoque de ações que já existe no poder judiciário eleitoral. A intenção do Tribunal do Estado é julgar a ação ainda no ano de ingresso do pedido de suspensão e não após o fim do mandato, o que configura perda do objeto. “Nós temos dificuldades no primeiro grau devido ao problema de infraestrutura de pessoal. Temos a preocupação de lotação de servidores em zonas eleitorais, que afeta o não cumprimento dessa meta. No segundo grau as dificuldades são menores porque o TRE tem uma infraestrutura mais adequada”, explicou Ediane Xavier, Secretária do Judiciário do TRE. 

Com relação às atividades educacionais, Ediane Xavier afirma que a finalidade é conscientizar o eleitor da importância do voto, assim como não vendê-lo e escolher racionalmente o seu candidato. Até o final deste ano ocorrerá uma nova reunião com todos os segmentos do poder judiciário junto ao CNJ, onde serão deliberadas as metas para que estas sejam aplicadas no próximo ano.
Por: Ithyara Borges
Mais sobre: