Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TRE julga ação que acusa Dias de utilizar servidores

Processo acusa Wellington de usar verba do Senado durante a campanha para o Governo

27/06/2016 09:11

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí julga amanhã (28), uma ação de investigação judicial contra o governador Wellington Dias (PT) e a vice-governadora Margarete Coelho (PP). A ação acusa o governador de em 2014, utilizar servidores e verbas do Senado federal para fazer campanha eleitoral par ao governo do Estado e antes do prazo legal. As ações foram ajuizadas pelos então candidatos a governador Mão Santa (PSC) e Zé Filho (PMDB). 

Processo contra Dias foi movido pelos candidatos Zé filho e Mão santa que alegavam uso de estrutura do senado para promover campanha (Foto: Moura Alves/ O Dia)

Segundo a acusação, Wellington Dias, quando ainda senador, utilizou assessores parlamentares em viagens a Corrente, Parnaíba e Itainó- polis com o objetivo de participar de eventos políticos e fazer campanha eleitoral para o governo do Estado. Na ação, a denúncia é de que Wellington Dias pagou a hospedagem, alimentação e combustí- vel dos servidores com verba indenizatória do Senado. 
De acordo com o advogado Germano Tavares, que atua na defesa do governador, as ações são iguais a outras que já foram declaradas improcedentes pela Justiça e estão em transito em julgado, portanto, a decisão não deve ser modificada. 
Segundo a defesa, há provas nos autos que desmentem as acusações. “Em Corrente, Wellington Dias (PT), na condição de senador da República, foi convidado para ministrar palestra em ambiente fechado em evento promovido pela prefeitura. Já em Parnaíba, foi uma solenidade de entrega de casas do Minha Casa, Minha Vida e em Itainópolis, foi aniversário da cidade e o então senador compôs mesa de honra para entrega de medalhas a homenageados”, diz Germano Tavares. O relator nos dois processos é o desembargador Edvaldo Moura, corregedor do TRE-PI. O julgamento está marcado para as 8h30 da manhã.
Por: João Magalhães - Jornal O DIA
Mais sobre: