Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TRE cassa mandato de prefeito em exercício e marca eleições para agosto

Além de Zé de Abreu, os vereadores Cleisson Batista e Mizael de Lima (PT) também foram cassados

19/06/2017 13:57

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí cassou hoje (19) o mandato de três vereadores de Miguel Leão, incluindo o do presidente da Câmara, Zé de Abreu (PT), que exercia interinamente o mandato de prefeito do município. Além de Zé de Abreu, os vereadores Cleisson Batista e Mizael de Lima (PT) também foram cassados. A Justiça Eleitoral marcou para o dia 6 de agosto as novas eleições para prefeito da cidade. 

Os três vereadores foram cassados pelo mesmo motivo que levou à cassação do mandato de Joel de Lima (PSD), reeleito prefeito ano passado. Uma ação de investigação judicial eleitoral ingressada pela coligação “Juntos somos mais fortes”, que ficou em segundo lugar nas eleições do ano passado, acusava Joel de Lima e os vereadores de sua base de conduta vedada a agente público porque eles participaram da inauguração de obras no período vedado pela legislação eleitoral.

Segundo as denúncias acatadas pela Justiça Eleitoral, em julho do ano passado, o então prefeito Joel de Lima e vereadores inauguraram o estádio “Altamirão”, dentre outras obras. Entre as provas coletadas pela acusação para provar a participação dos vereadores e do prefeito, o TRE identificou imagens e textos publicados nas redes sociais pelos próprios acusados. 

Até as eleições em agosto, Renê de Sousa (PSD), vice-presidente da Câmara, vai ficar no mandato de prefeito. A cidade de Miguel Leão fica localizada a 88 quilômetros ao sul de Teresina e tem apenas 1253 habitantes. 

Eles ainda podem recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral.

Por: João Magalhães
Mais sobre: