Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Trabalhadores exibem faixa e protestam contra reforma da previdência

Servidores do Instituto Federal do Piauí, dos Correios, servidores públicos, membros da OAB entre outras categorias estão concentrados em frente ao prédio do INSS, no centro de Teresina.

28/03/2017 09:54

Várias entidades sindicais se uniam durante a manhã de hoje (28), no centro de Teresina, para protestar contra a reforma da previdência social. Servidores do Instituto Federal do Piauí, dos Correios, servidores públicos, membros da OAB entre outras categorias estão concentrados em frente ao prédio do INSS, próximo à Praça da Bandeira, e devem fazer caminhada pelo Centro de Teresina.

Trabalhadores se reuniram em frente ao prédio do INSS, no centro. (Foto: Moura Alves/ O Dia)

Marco Aurélio, secretário de formação do Sintertel (Sindicato de trabalhadores de Empresas de Radiodifusão e Televisão do Piauí), é um dos sindicalistas que estão à frente do Fórum de Defesa da Previdência, disse que o objetivo da manifestação é sensibilizar a população a respeito da reforma da previdência social. “Fazer com que percebam de que forma o trabalhador está sendo prejudicado por estas mudanças”, disse.

Marco destacou os direitos das mulheres. Segundo ele, a reforma quer igualar o tempo de contribuição da mulher com o do homem. “Não somos a favor. A mulher, por que a mulher trabalha até cinco horas além do homem, em horário extra comercial”, disse.

Marco Aurélio, secretario de formação do Sintertel: objetivo é sensibilizar população (Foto: Moura Alves/O Dia)

O professor Daniel Solon esteve na manifestação. Ele aponta que, além da reforma da previdência, é preciso informar a sociedade a respeito da nova lei sobre a atividade de terceirização, que permitirá que empresas usem servidores terceirizados para qualquer função dentro das organizações, além de liberar em vários setores do serviço público.

“Para além do protesto contra a reforma previdenciária, é preciso fazer também uma greve geral. Foi aprovado o dia 28 de abril como dia nacional da greve. Vai ser um momento de grande greve geral, para barrar a reforma da previdência e a proposta de terceirização, que é uma reforma trabalhista que foi feita sem qualquer diálogo com a sociedade”, disse Daniel Solon. 

Grande faixa diz "Luto pela previdência pública", estendida no prédio do INSS (Foto: Moura Alves/ O Dia)

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento, com informações de Karoll Oliveira
Mais sobre: