Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Trabalhadores da UFPI deflagram greve contra PEC 241

Em assembleia em frente à reitoria ocupada, categoria decidiu hoje cruzar os braços. Greve acompanha movimento nacional.

24/10/2016 11:28

Os servidores técnicos administrativos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) decidiram, em assembleia, deflagrar greve a partir de hoje (24). Os servidores se uniram aos estudantes contra a PEC 241, que estabelece um teto de gastos sobre as contas públicas. Os servidores também reivindicam melhorias no plano de carreira. 

"Além da PEC 241, que é o carro-chefe que nos leva a essa greve, temos pontos interrompidos com o Governo Federal sobre nossa carreira. Não aumento de salário, mas questões de carreira", disse Francisco Leite , diretor de política sindical do Sintufpi (Sindicato dos Trabalhadores da UFPI). Segundo ele, a greve dura "enquanto durar a discussão sobre a PEC".

Servidores fazem assembleia em frente à reitoria ocupada (Foto: Divulgação/ Sintufpi)

Francisco Leite informou que a pauta de reivindicações locais está sendo preparada para ser discutida juntamente com a questão da PEC 241. "Temos uma pauta desde a greve do ano passado, com pontos que foram discutidos e não atendidos. Elegemos um comando de greve que vai se reunir hoje e amanhã, e vamos discutir novamente esses pontos e levá-los para a administração superior", disse Francisco Leite. Segundo ele, o reitor da UFPI já foi comunicado da posição da categoria.

Ainda na tarde de hoje, a categoria dos professores também deve se reunir. Francisco Leite comenta que representantes do Andes Nacional e Nordeste estiveram na assembleia. "É provável que eles estejam construindo o movimento lá também. Eu acho que a tendência para os professores é greve geral", opina o sindicalista. Há outra reunião marcada para a tarde de amanhã (25), com representantes dos estudantes, dos trabalhadores e dos professores, para discutir a greve.

O movimento, assim como o da ocupação da reitoria da Universidade, segue a pauta nacional. Em diversos campi pelo País, servidores técnicos administrativos estão realizando assembleias hoje e decidindo se aderem ou não à paralisação. "As que não estão fazendo é por que já estão em greve desde a semana passada. Acreditamos que todas as universidades entrarão em greve", disse Francisco Leite. 

Segundo a Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnicos-Administrativos em Instituições de Ensino Superior), os servidores estão de braços cruzados em outros 46 campi pelo Brasil.

Reitoria Ocupada

A movimentação contra a PEC 241 dentro da Universidade Federal do Piauí começou há cinco dias, quando alunos de vários cursos ocuparam a sede da reitoria e acampam lá desde então. "O Sintufpi tem sido solidário com os estudantes, que estão na luta pela não aprovação da PEC", disse Francisco Leite. 

Em nível nacional, mais de cinquenta campi, e mais de mil escolas pelo Brasil, foram ocupados nas últimas semanas contra a PEC do teto de gastos e contra a reforma do ensino médio. "A PEC 241 afeta diretamente os técnicos administrativos, os estudantes e também os professores. É diretamente ruim para a educação pública", comentou o sindicalista.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: