Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TJ deve holomogar concurso dos cartórios em janeiro

Concurso foi iniciado ainda em 2013, mas sofreu vários processos de judicialização que impediram a homologação do resultado final

07/12/2017 06:39

O Tribunal de Justiça do Estado (TJPI) deu um novo prazo para a finalização do processo sobre o concurso dos cartórios, iniciado em 2013. Segundo o presidente, o Desembargador Erivan Lopes, a previsão é que o certame seja homologado em janeiro do próximo ano.

Em setembro do ano passado o Tribunal de Justiça já havia informado que o concurso iria ser concluído em um prazo de até 60 dias, portanto, em novembro de 2016. De acordo com o presidente do TJPI, desta vez, resta apenas o julgamento de um mandado de segurança. Após ser julgado, o TJPI pretende concluir o concurso logo em seguida. “Creio que logo no começo do ano o processo deverá ser pautado e resolvido o problema desse mandato de segurança, o Tribunal deliberar, o concurso será concluído”, disse em entrevista à TV.


Presidente do TJ, desembargador Erivan Lopes, diz que edital tinha dubiedades (Foto: Elias Fontinele/O Dia)

Erivan Lopes afirmou ainda que a demora na conclusão se deu por conta do grande número de judicializações impe tradas durante as seis etapas do processo. A maioria das ações foi contestando a classificação dos candidatos na fase de títulos, a última delas.

 “O concurso dos cartórios, desde o início, vem com dubiedades e vícios desde o edital”, pontuou. O concurso foi iniciado há quatro anos, com a previsão de preencher 292 vagas para titulares de cartórios de notas e registros no Estado. Destas vagas, 97 são para remoção e 195 para provimento. Foram mais de 1.700 candidatos inscritos. 

Por: Ithyara Borges - Jornal O Dia
Mais sobre: