Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Themístocles será reconduzido para o sétimo mandato

Ao contrário da disputa realizada em 2015, desta vez um consenso foi novamente costurado pelos parlamentares.

31/05/2016 07:05

Deputados estaduais escolhem amanhã (01) a nova composição da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Piauí. De acordo com o deputado Robert Rios (PDT), não haverá disputa pelas vagas na mesa e um consenso já foi costurado pelos parlamentares, impedindo disputas. Ao contrário do que aconteceu em 2015, quando Themistocles Filho (PMDB) e Fábio Novo (PT) se digladiaram pelo comando da Casa, dessa vez, o PMDBista será reconduzido para o sétimo mandato de presidente da Casa sem, enfrentar adversários.


Segundo o deputado estadual João de Deus (PT), as vagas serão ocupadas na mesa diretora com base na proporção de parlamentares de partidos e blocos partidários. A informação também foi confirmada pelo deputado Robert Rios (PDT), acrescentando que o que vai acontecer é apenas mudanças de nomes dentro das siglas ou blocos que compõem a mesa diretora.

Dessa forma, além de Themistocles Filho na presidência, na primeira vice-presidência continuará sendo ocupada pelo PSDB, no entanto, Marden Menezes abre espaço para Luciano Nunes no cargo; na segunda vice-presidência continua com o PSD, onde Georgiano Neto substitui Edson Ferreira; na terceira vice-presidência Flávio Júnior cede a vaga para o PMDB, provavelmente o nome de Juliana Moraes Souza; Evaldo Gomes continua como quatro vice- -presidente.

Já a primeira secretaria continua sob comando do bloco PT/PTB, onde Flora Isabel substitui Fernando Monteiro; a segunda secretaria será ocupada pelo PSB, a terceira por PT/PTB e a quarta pelo bloco PP, PRP e PTC.

Deputados alteraram regimento para reconduzir Themistocles novamente ao cargo

Para permitir a recondução de Themistocles Filho (PMDB) ao sétimo mandato como presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, os deputados estaduais aprovaram em setembro do ano passado uma resolução que o autorizava a concorrer mais uma vez o comando da Casa. Até então, valia a decisão da própria Assembleia que no fim de 2014 aprovou um projeto de autoria do então deputado Merlong Solano (PT), que proibia a reeleição para presidente da Alepi, dentro da mesma legislatura.

Antes de alterar a legislação interna da Alepi, Themistocles não poderia concorrer a reeleição, mas em setembro do ano passado, os deputados Robert Rios (PT) e João Madson (PMDB) encamparam uma campanha com o objetivo de permitir o atual presidente a concorrer mais uma vez.

Na ocasião, a proposta foi aprovada por unanimidade e tinha como coautores, 10 deputados estaduais. Durante a disputa para Presidência da Casa no ano passado, Themistocles Filho (PMDB) afirmou à imprensa que seria a última gestão à frente da Assembleia Legislativa, no entanto, após reunir apoio junto a nomes da oposição e do governo, sua recondução a presidente é vista como natural.

Os eleitos amanhã, assumirão os mandatos apenas em 01 de fevereiro de 2017.


Por: João Magalhães - Jornal O DIA
Mais sobre: