Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Themístocles conquista adesões de Georgiano Neto e Flora Izabel

Emedebista tem conquistado apoios importantes desde a semana passada, mas Assis Carvalho (PT) garante que candidatura de Hélio Isaías (PP) já aglutinou apoios suficientes para vencer.

26/12/2018 12:05

O deputado estadual Themístocles Filho (MDB) tem conquistado importantes adesões à sua nova candidatura para a Presidência da Assembleia Legislativa do Piauí, posto que ocupa há sete mandatos, desde 2005.

Nesta quarta-feira, foi a vez de o deputado Georgiano Neto (PSD) manifestar seu apoio ao candidato do MDB. O parlamentar defende que toda a base siga o mesmo caminho, de maneira a evitar um racha logo no início da nova legislatura.

"Nós defendemos um consenso, e que esse consenso seja em torno do nome do deputado Themístocles Filho. Nós queremos evitar uma disputa, até porque qualquer disputa gera alguns traumas", afirmou Georgiano.

O deputado Georgiano Neto, do PSD (Foto: Assis Fernandes / O DIA)

Além dele, outros três parlamentares anunciaram apoio a Themístocles nos últimos dias: Fábio Xavier (PR), Oliveira Neto (PPS) e Flora Izabel (PT).

Em vídeo publicado na última segunda-feira, 24 de dezembro, Flora confirmou sua adesão à candidatura de Themístocles e fez elogios à gestão do emedebista. 

"Eu tenho trabalhado para um consenso na eleição da Assembleia Legislativa, e o melhor nome para sair como consenso e ganhar a eleição é o do deputado Themístocles Filho. Ele tem sido um presidente atuante, um presidente que tem liderança entre os deputados, um presidente comprometido com o Piauí, aprovando projetos de lei tanto do Executivo como dos deputados, que criam e que garantem o desenvolvimento para o Piauí. Por isso, o trabalho que faço, pelo consenso, é para o deputado Themístocles Filho", declarou Flora, contrariando orientação do próprio partido.

A deputada Flora Izabel, do PT (Foto: Assis Fernandes / O DIA)

O deputado federal Assis Carvalho, presidente do diretório estadual do PT, tem articulado, juntamente com o senador Ciro Nogueira (Progressistas), a formação de uma chapa capaz de derrotar Themístocles. E, segundo o petista, eles já teriam aglutinado deputados suficientes para garantir a vitória de Hélio Isaías (Progressistas).

Na semana passada, em entrevista exclusiva a O DIA, Assis chegou a afirmar que Themístocles está "desesperado" e que "possivelmente" sequer será candidato à presidência da Alepi. Para o petista, assim que perceber que não tem chances de vencer, o emedebista desistirá da disputa. 

Vice-presidência - Na semana passada, o presidente do PR, Fábio Xavier, também anunciou que pretende apoiar Themístocles, ressaltando que há um consenso entre os parlamentares da sigla de que os três devem votar na mesma chapa na disputa pela mesa diretora.

Xavier informou, inclusive, que Themístocles ofereceu ao PR a primeira vice-presidência da Assembleia, posto que deve ser ocupado por Dr. Hélio (PR). O acerto teria sido feito também com o aval do coronel Carlos Augusto (PR).

E aliados de Themístocles afirmam que outros deputados da base governista devem anunciar, nos próximos dias, apoio à sua reeleição.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: