Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TCU acata pedido de Wellington Dias e Porto seguirá projeto original

Obra foi iniciada em 1976 e ainda enfrenta dificuldades para sua conclusão. Governador se reuniu ontem com TCU e Secretaria Nacional dos Portos

02/09/2015 07:12

O governador Wellington Dias (PT) participou na manhã de ontem (01) em Brasília, de uma reunião para tratar sobre ações para retomada das obras do Porto de Luís Correia, iniciada em 1976 e que até hoje enfrenta problemas para ser concluída. Após o encontro com representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e a Secretaria Especial de Portos, Welington Dias informou que a obra vai seguir o projeto original, de construção de um porto pesqueiro e turístico com capacidade para outras cargas. 

Sobre a obra do Porto de Luís Correia, que já recebeu mais de R$ 200 milhões gastos e ainda precisam de mais investimentos para chegar ao fim, o ministro do TCU e relator do processo de prestação de contas das obras, Vital do Rego, garantiu que o Tribunal vai acompanhar e monitorar para que o cumprimento das suas decisões possa ser feito e, acima de tudo, visando o interesse social. “Todo o Estado do Piauí merece e precisa de um porto que possa dar condições de viabilidade econômica e turística para a região”, declarou Vital do Rego. 

No Governo Wilson Martins, foi apresentado um plano de readequação do projeto do Porto que previa mais R$ 400 milhões para concluir a obra, mas agora, com o aval do TCU, o projeto deve seguir o planejamento original e ficar bem mais barato. 

De acordo com o Governo do Piauí, com a readequação do projeto, o Porto de Luís Correia terá, na primeira etapa, uma dragagem que vai chegar a oito ou dez metros de profundidade (calado) e, numa segunda etapa, até 14 metros. 

“Será celebrado um termo com Estado e Ministério dos Portos, considerando as análises feitas pelo TCU e técnicos da Polícia Federal e Ministério Público”, informou Wellington, acrescentando que “na inauguração, queremos ter os pescadores da região, que já movimentam mais de 500 mil toneladas por ano de peixe, aportados no local”, afirmou. 

Para ele, a questão do Porto de Luís Correia é uma unanimidade. “Sabemos da importância do Piauí ter um porto. Me alegra ver que nos últimos meses há todo um esforço da bancada federal, do governo federal e do governo do Estado para dar solução a essa obra importantíssima. Não tem cabimento o Piauí ser o único estado com acesso ao mar sem Porto”, frisou o governador.

Por: João Magalhães- Jornal O Dia
Mais sobre: