Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Silvio Mendes nega fechamento e transferências de UTIs

Presidente da FMS afirma que medidas adotadas servirão para resolver problemas antigos

11/09/2017 08:46

O presidente da Fundação Municipal de Teresina, Silvio Mendes, afirmou que existe uma distorção de informações sobre a transferência de sete leitos de Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) da Maternidade Wall Ferraz para Maternidade Evangelina Rosa. A transferência tem polemizado as discussões. Entidades médicas e de classe que atuam na área da saúde, o Ministério Público e parlamentares têm afirmado que o fechamento dos leitos na Maternidade Wall Ferraz trará prejuízos às crianças. 

Para gestor, está havendo distorções de informações (Foto: Assis Fernandes/ O Dia)

Já Silvio Mendes argumenta que não haverá fechamento e que as medidas adotadas servirão para resolver problemas antigos que existem no atendimento das crianças neonatais, proporcionarão o aumento do número de vagas e melhoria no atendimento. "Estão manipulando politicamente e de forma errada as informações. Não haverá fechamento de UTI. As vagas serão transferidas para a maternidade Evangelina Rosa que é o centro de referência maternal”, disse o gestor, acrescentando que foi na gestão dele que as UTIs da maternidade Wall Ferraz começaram a funcionar. “A UTI foi criada na minha gestão. Porque iria fechá-la agora?”, protestou Silvio. 
Ele explicou ainda que as vagas de UTI da maternidade Wall Ferraz serão requalificadas e vão continuar existindo em outro nível de atendimento. Em nota, Silvio Mendes lembrou que, com a mudança de leitos, a Maternidade Evangelina Rosa, voltada para mé- dia e alta complexidades, contará com 40 leitos. Já os leitos de UTIs de cuidados intermediários passarão de 17 para 64. 
Na semana passada, o vereador Dudu (PT) afirmou ser contra a decisão dos gestores municipal e estadual de saúde, em transferir as UTIs para Maternidade Evangelina Rosa. Ele citou que os conselhos de Medicina, Fisioterapia, o Ministério Público e outras entidades são contrários à ideia. “Estou provocando o Ministério Público para que possa proibir esse ato falho e gravíssimo. Estamos tratando das crianças da nossa cidade, da periferia, que sobretudo, são crianças pobres. Já temos um alto índice de mortalidade, imagine se fechar. Sou contrário a essa ideia do fechamento e trabalharemos para evitá-la", afirmou o vereador Dudu.
Por: João Magalhães
Mais sobre: