Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Servidores rejeitam proposta do TJ e mantêm greve no Judiciário

Justiça ofereceu reajuste salarial de 8% à categoria.

03/03/2015 06:54

Os servidores da Justiça Estadual do Piauí decidiram ontem (2) em assembleia geral rejeitar a segunda proposta apresentada pela Presidência do Tribunal de Justiça, que ofereceu um reajuste salarial de 8% à categoria. Segundo o Sindicato dos Servidores da Justiça Estadual (Sindjus), a classe reivindica aumento de 10% no salário.

De acordo com Carlos Eugênio de Sousa, presidente do Sindjus, o comando de greve irá se reunir nos próximos dias e avaliar os prejuízos que o movimento já provocou no andamento dos trabalhos do Judiciário estadual. Pelo menos 300 audiências foram impedidas de serem realizadas. Cerca de 90% dos servidores do Judiciário, que conta com um quadro efetivo de 1.704 funcionários, adeririam à paralisação.

A Ordem dos Advogados do Brasil está intermediando nas negociações entre a categoria e o Tribunal de Justiça. “Nós analisamos a proposta e decidimos que iremos continuar com o movimento. Estamos aguardando uma nova contraproposta”, afirma Carlos Eugênio.

O Tribunal de Justiça apresentou proposta de reajuste de 8% para servidores efetivos e comissionados; reajuste de 33% no auxílio- -saúde; reajuste de 50% no auxílio-alimentação; reajuste de 10% na indenização de insalubridade; reajuste de 100% na indenização de periculosidade; realização de concurso público para preenchimento de cargos de analista judiciário, entre outras.

De acordo com Willian Guimarães, presidente da OAB-PI, a proposta do TJPI atende a 80% das reivindicações feitas pelos grevistas. A greve segue por tempo indeterminado.

Por: Izabella Pimentel - Jornal O Dia
Mais sobre: