Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Saudosos da Olimpíada, brasileiros já planejam viagem para Tóquio-2020

Grupos no Whatsapp e no Facebook reúnem interessados em ir ao Japão. Jogos no Brasil despertaram vontade de ir ao próximo evento, dizem eles.

22/08/2016 08:56

O gerente de marketing Eduardo Monteiro em uma das bicicletas usadas na abertura da Rio 2016, que ficaram disponíveis para turistas tirarem fotos no Parque Olímpico (Foto: Eduardo Monteiro/Arquivo pessoal)

O gerente de marketing Eduardo Monteiro em uma das bicicletas usadas na abertura da Rio 2016, que ficaram disponíveis para turistas tirarem fotos no Parque Olímpico (Foto: Eduardo Monteiro/Arquivo pessoal)

“Não estou tentando maturidade para lidar com o final da Olimpíada”, brinca o gerente de marketing Eduardo Monteiro, de 38 anos. Apaixonado por esportes, ele aproveitou o máximo que conseguiu o megaevento no Rio de Janeiro: foi a 12 competições de 9 modalidades, viu Rafaela Silva ganhar o ouro no judô e confraternizou com turistas de vários países.

Agora que os jogos acabaram, Eduardo se consola planejando viajar para a próxima Olimpíada. Ele já olhou o preço das passagens e garante que vai estar em Tóquio em 2020.

“A Olimpíada do Rio me fez desejar ir para outra Olimpíada. Pode me ligar daqui a quatro anos que eu vou estar no Japão te contando dessa experiência maluca”, afirma. “É um sonho possível e vou trabalhar para ir para lá vestindo a camisa do Brasil.”

Para unir pessoas que, como Eduardo, se animaram para ir a Tóquio depois da Rio 2016, a estudante Clara Martins, de 16 anos, fez um grupo no Whatsapp. Criado no sábado (20) após o ouro do Brasil no futebol, o grupo já tem quase 200 membros e as solicitações de entrada não param de chegar.

A ideia é trocar informações sobre os próximos jogos e pensar em pacotes coletivos que tornem a viagem mais barata. “Nunca fui ligada em esporte, mas nessa Olimpíada minha mãe comprou vários ingressos e conseguiu me animar muito. A cada jogo que eu ia era uma emoção maior”, conta a jovem.

“Na Olimpíada o clima é tão bom, todo mundo feliz, com camisa do Brasil. É uma energia muito boa e é isso que eu espero ver de novo em Tóquio”, diz.

Grupo no Facebook
Alguns interessados em ir para Tóquio 2020 também se reúnem em um grupo do Facebook, onde estão começando a surgir informações sobre passagem e visto para o Japão. Um dos integrantes do grupo é o engenheiro Daniel Pereira.

Daniel Moraes Pereira, de Dourados (MS), com o amigo Aron de Oliveira, de Manaus (AM), durante a Olimpíada do Rio  (Foto: Daniel Pereira/Arquivo pessoal)

Daniel Moraes Pereira, de Dourados (MS), com o amigo Aron de Oliveira, de Manaus (AM), durante a Olimpíada do Rio (Foto: Daniel Pereira/Arquivo pessoal)

Daniel veio de Dourados (MS) com alguns amigos para passar uma semana no Rio durante a Olimpíada. Viram jogos de futebol feminino, judô, handebol, tênis e esgrima. Agora, ele e mais quatro planejam repetir a experiência em Tóquio.
“Fizemos uma estimativa por alto de uns R$ 20 mil para cada um. Economizando R$ 5 mil por ano, daria para ir”, diz. “Foi a primeira Olimpíada da qual participamos. O clima esportivo é muito gostoso, de amizade, de gente de outros países. Queremos repetir”, diz.

Não teve Rio, mas vai ter Tóquio
Já o estudante Daniell Lacet, de 22 anos, que mora em São Paulo, não conseguiu ir até o Rio para participar da Olimpíada. Justamente por isso ele decidiu se planejar para ver os próximos jogos do outro lado do mundo.

“Eu até tinha ingressos, mas surgiram compromissos da universidade e tive que repassar. Fiquei triste. Ouvi o relato dos meus amigos que foram, vi pela TV o clima do parque, da cidade, e fiquei com vontade de ver como é”, conta.

Daniell afirma que nunca tinha pensado em conhecer o Japão antes. “O interesse surgiu por causa da Olimpíada", diz. "Assim posso usar o evento para conhecer um lugar novo.”

Clara Martins criou um grupo no Whatsapp para interessados em ir à Olimpíada de Tóquio (Foto: Clara Martins/Arquivo pessoal)

Clara Martins criou um grupo no Whatsapp para interessados em ir à Olimpíada de Tóquio (Foto: Clara Martins/Arquivo pessoal)

Já a enfermeira Jamille Honorato, de 27 anos, sempre quis conhecer Tóquio e pretende aproveitar os próximos jogos para isso. Ela disse que não estava animada com a Rio 2016 antes do início do evento, mas acabou sendo contagiada pelo clima olímpico.

“Adorei a organização, a possibilidade de ver os atletas competindo de perto. E também gostei de conhecer outros esportes que não têm tanta visibilidade aqui”, conta ela, que foi a competições no Parque Olímpico da Barra e no complexo de Deodoro. “Quero continuar esse espírito olímpico em Tóquio.”

Fonte: G1
Mais sobre: