Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Quase 18 mil eleitores piauienses podem ter o título cancelamento

De acordo com resolução do TSE, a lista com os nomes dos faltosos deve ficar, no mínimo, 10 dias nos murais dos cartórios.

23/02/2017 18:29

O Tribunal Superior Eleitoral informou que 17.437 eleitores piauienses podem ter o título cancelado por não terem votado nas três últimas eleições e não terem comparecido para justificar as ausências. Na quarta-feira (22) começou o prazo para os cartórios eleitorais publicarem a lista com os nome dos eleitores que podem ter o título de eleitor cancelado. Em todo país, o número é de 1.961.530 eleitores.

De acordo com resolução do TSE, a lista com os nomes dos faltosos deve ficar, no mínimo, 10 dias nos murais dos cartórios. Os partidos políticos também devem ser informados. Entre as cidades com maior número de eleitores faltosos no Piauí, Teresina lidera a lista, já que 4.644 não votaram e ainda deixaram de justificar. Em seguida, vem Parnaíba com 908 eleitores, Piripiri com 612, Floriano com 514 e Picos 318 eleitores faltosos.

Pela legislação atual, os eleitores que constarem na relação de faltosos deverão comparecer ao cartório eleitoral no período de 2 de março a 2 de maio de 2017 para regularizar sua situação. O cidadão deverá apresentar documento com foto que comprove sua identidade, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento de multa ou de dispensa de recolhimento. 

Ao jornal O DIA, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, desembargador Joaquim Santana, explicou que os cidadãos que perderem o título de eleitor podem ter vários prejuízos. “Vão ficar inabilitados para o serviço público, pode acarretar em prejuízos militares, em regra, não estar regular com a Justiça Eleitoral faz o cidadão não estar em condições de plenos direitos”, cita o Joaquim Santana, acrescentando que, mesmo no caso de ter o título cancelado, o cidadão pode retirar outro novamente.

A íntegra desta reportagem estará disponível na edição desta sexta-feira do jornal O DIA.

Fonte: Jornal O Dia
Por: João Magalhães
Mais sobre: