Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PT perde para o PMDB indicação da presidência do Banco do Nordeste

Presidência do banco foi entregue ao senador cearense Eunício Oliveira, líder do PMDB no Senado.

03/05/2015 08:01

O vice-presidente da República, Michel Temer, tirou do PT e deu ao PMDB do Ceará a indicação do cargo de presidente do Banco do Nordeste. Ocupada atualmente pelo cidadão piauiense Nelson de Souza, (foto ao lado)a presidência do banco foi entregue ao senador cearense Eunício Oliveira, líder no PMDB no Senado.

Para a senadora Regina Sousa (PT-PI), o Piauí queria manter a indicação do cargo e lembrou a ligação do atual presidente com o Estado, “mas as questões políticas prevaleceram e precisam ser cumpridas”. Nelson de Souza ainda contava a seu favor o apoio de seis governadores, incluindo Wellington Dias (PT), mas as dificuldades políticas do executivo com o PMDB do Congresso têm sido acalmadas pela divisão dos cargos.

De acordo com o site Valor Econômico, Marcos Holanda é cotado para substituir Nelson. Ele coordenou a campanha de Eunício Oliveira ao Governo do Ceará no ano passado. É a primeira grande definição do 2º escalão do Governo Federal depois que Michel Temer assumiu a coordenação política do governo Dilma Rousseff.

A bancada federal piauiense deve concentrar esforços para garantir que o Piauí não perca os investimentos que estavam previstos sob o comando de Nelson de Sousa. Para 2015, o Piauí deve receber R$ 2,5 bilhões, podendo chegar até a R$ 3 bilhões.

Em sua última vinda ao Piauí, Nelson de Sousa informou que entre as áreas definidas como prioritárias e que devem receber investimento em 2015 estão a mineração, o setor florestal e a energia eólica. Ele também citou as Zonas de Processamento e Exportação de Parnaíba e a área de pesquisa.

Por: João Magalhães - Jornal O Dia
Mais sobre: