Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PT e PTB não condicionam aliança a posição de Elmano sobre impeachment

Vereadores das duas siglas afirmam que aliança de longa data deve ser mantida nas eleições deste ano.

28/04/2016 16:04

Vereadores do PT e do PTB na Câmara Municipal de Teresina avaliam que a decisão manifestada pelo senador Elmano Férrer (PTB) de que votará pela admissibilidade do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) no Senado Federal não deve impedir uma eventual aliança entre as duas siglas nas eleições deste ano na capital.

A aliança entre as duas legendas seria uma reedição do que vem ocorrendo nos últimos pleitos - como em 2014, quando Wellington Dias (PT) e Elmano fizeram campanha juntos, e em 2012, quando o PT manifestou apoio ao petebista no segundo turno, na disputa pela Prefeitura contra Firmino Filho (PSDB).

Este ano, o diálogo entre os dois partidos caminha para uma possível indicação de um petista para ser vice na chapa encabeçada pelo jornalista Amadeu Campos (PTB).

O vereador Paulo Roberto da Iluminação, presidente do diretório municipal do PTB, afirmou nesta quinta-feira que os dois partidos precisam avaliar com cautela o contexto político em Brasília, para que o atual momento de crise por que passa o país não comprometa a aliança em Teresina.

O vereador Paulo Roberto da Iluminação (Foto: Ascom Câmara)

Paulo Roberto ressalta que o senador ainda não confirmou que votará favoravelmente ao impeachment, mas apenas pelo recebimento do processo no Senado, para que os parlamentares possam analisar e discutir melhor a questão.

"É natural o PTB estar junto com o PT, com o PHS, com o PTN, com o PROS e vários outros partidos. E esse fato de o senador Elmano ter se manifestado pela admissibilidade não vai atrapalhar essa aliança", afirma Paulo Roberto, que é um dos principais aliados do ex-prefeito.

A opinião do petebista é compartilhada pelo vereador Gilberto Paixão (PT), que reconhece no PTB um aliado histórico dos petistas no Estado, e pela vereadora Rosário Bezerra (PT).

A vereadora Rosário Bezerra (Foto: Marcela Pachêco / Arquivo O DIA)

Ela, no entanto, disse que prefere aguardar o desenrolar dos fatos para opinar se apoia ou não a aliança com o PTB. Rosário lembra que, embora haja este impasse envolvendo o senador Elmano Férrer, dois parlamentares petebistas do Piauí já votaram contra o processo na Câmara Federal - Fábio Abreu e Paes Landim, o que também deve ser considerado.

Rosário afirmou, ainda, que o próprio Elmano deve pensar no pleito deste ano, ao decidir se votará a favor ou contra o impeachment, no momento em que o processo for apreciado no plenário do Senado Federal.

Mais sobre: