Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PSol forma chapa pura e recusa aliança com a Rede, de Marina Silva

Ligação de alguns integrantes da Rede com partidos de direita contribuiu para que psolistas rejeitassem aliança.

24/07/2016 16:10

O Partido Socialismo e Liberdade (PSol) confirmou, durante convenção realizada neste fim de semana, que vai disputar com chapa a Prefeitura de Teresina nas eleições deste ano.

No encontro, o partido também alterou o nome do candidato a vice. O ex-deputado federal Jesus Rodrigues foi substituído por Luciana Monteiro, professora da rede pública municipal.

E, como era esperado, Éverton Diego, professor do IFPI, teve o nome referendado como candidato a prefeito pela sigla.

O ex-deputado Jesus Rodrigues (Foto: Arquivo O DIA)

A aliança com a Rede foi rechaçada pelos psolistas durante a convenção. Jesus Rodrigues defendia a coligação com a sigla, que é liderada nacionalmente pela ex-senadora Marina Silva. Porém, a maioria dos filiados optou por desabonar a aliança.

Segundo o ex-deputado, pesou na decisão o fato de alguns dos líderes da Rede no Estado terem ligação com partidos de direita, como o PSDB e o PPS. 

PSol terá chapa pura, com os professores Éverton Diego e Luciana Monteiro candidatos a prefeito e vice, respectivamente (Foto: Divulgação / PSol Piauí)

"Um dos motivos é que a Rede teve uma aproximação com outros partidos, já tradicionais. Inclusive alguns [dos integrantes da Rede] fizeram parte da Prefeitura de Teresina. Então, a maioria dos filiados do PSol entendeu que ficaria prejudicada a imagem mais à esquerda da Rede, por conta dessa situação. Pessoalmente, não foi o que eu defendi. Eu defendi que a Rede é um partido novo, que não tem participação nos Governos Federal e Estadual, e que nós poderíamos trabalhar juntos sem nenhum problema. Mas não foi aquilo o que a maioria entendeu", ressalta Jesus Rodrigues, que trocou o PT pelo PSol em fevereiro de 2015.

O ex-deputado acrescenta que não disputará uma cadeira na Câmara Municipal de Teresina. Até alguns meses atrás Jesus Rodrigues chegou a ter o nome cotado para ser o candidato a prefeito pelo PSol. Posteriormente, o nome do ex-deputado passou a figurar como possível vice na chapa do partido, o que também acabou não se confirmando.

Segundo Rodrigues, o partido decidiu optar pela professora Luciana Monteiro para garantir a participação feminina na chapa majoritária. 

Por: Cícero Portela
Mais sobre: